O que são golpes financeiros?  São esquemas fraudulentos destinados a enganar pessoas para obter dinheiro ou informações pessoais, sem ameaçar a integridade física da vítima.

Quais os indícios de golpe financeiro? Envio de dinheiro para terceiros; prazos curtos para tomada de decisão; Divergência de cadastro nos reguladores; alta rentabilidade no curto prazo; falta de clareza nas informações.

Quais os golpes financeiros mais comuns?  O mecanismo é sempre o mesmo: enganar a vítima para obter dinheiro ou informações pessoais. Incluem: pirâmide, engenharia social, venda irregular de imóveis, boleto falso e softwares maliciosos.

Todo golpe financeiro é uma pirâmide?  Não. Embora a pirâmide seja a estratégia mais adotada por golpistas, é muito comum o uso de sites e redes sociais falsas para convencer o investidor a depositar valores nos mais diversos golpes financeiros.

Existem golpes utilizando Bitcoin e criptomoedas?  Sim, existem golpes que afirmam investir em Bitcoin e criptomoedas, assim como boi gordo, participação em empresas e passe de jogadores de futebol. Na realidade, muda o discurso de venda, porém o golpe é o mesmo.

Como evitar golpes financeiros? Opte sempre por intermediários com escritório e equipe no Brasil, que possuam um histórico de respeito aos clientes e sejam devidamente habilitados para oferecer produtos financeiros.

Dicas de segurança digital Use senhas fortes e únicas para cada conta; evite acessar aplicativos de finanças em redes Wi-Fi públicas; habilite a autenticação em dois fatores (2FA); utilize somente as lojas de aplicativos e canais oficiais de comunicação das instituições financeiras.

Gostou? Acesse o nosso blog e leia o artigo completo!