O que é Avalanche? Como funciona, quais seus diferenciais, e como comprar — guia completo
Avalanche (AVAX) é uma moeda virtual com sua própria plataforma de contratos inteligentes. A rede busca resolver três problemas: escalabilidade, segurança e descentralização.
A startup Ava Labs é responsável pelo projeto e sua equipe de desenvolvedores, além de ter levantado 290 milhões de dólares com investidores.
Quer aprender o que é Avalanche, como funciona essa moeda digital, e quais seus diferenciais? Siga a leitura com o MB, a corretora líder no volume negociado em reais R$.
O que é Avalanche?
Avalanche é uma rede blockchain com seu próprio ativo digital, a criptomoeda Avalanche (AVAX). Seu mecanismo diferenciado de segurança permite uma alta capacidade de processamento sem abrir mão da segurança.
- Ao contrário das criptomoedas mais conhecidas, a Avalanche oferece grande capacidade de processamento com custo mínimo de utilização.
- Seu código-fonte é aberto, e qualquer usuário consegue ver as regras de validação de transações.
- Permite o funcionamento de aplicações automatizadas e sem depender de um coordenador, portanto de forma descentralizada.
- Oferece segurança através de seu mecanismo de validação distribuído, permitindo transações sem censura e praticamente sem custo.
Quanto vale um Avalanche hoje?
Confira a cotação atualizada visitando as últimas negociações em nosso site ou aplicativo. Avalanche (AVAX), assim como as demais criptomoedas, pode ser fracionado em pequenas quantias. Avalanche é um ativo de renda variável, portanto seu valor é determinado pelo interesse de compradores e vendedores em cada instante. Não é função Ava Labs trabalhar pela alta na cotação.
Como a Avalanche funciona?
As moedas virtuais permitem a livre movimentação entre usuários, e o registro de transações é compartilhado por todos. Dessa maneira, qualquer interessado pode participar da rede sem depender de intermediários.
- O banco de dados blockchain traz a transparência e segurança desse sistema de dados inviolável.
- A criptografia, o sistema de codificação, sem necessidade de dados pessoais ou e-mail.
- Avalanche trabalha com sub-redes, que se conectam à camada de informações principal sem sobrecarregar seu funcionamento.
- A criptomoeda Avalanche (AVAX) não possui lastro (garantia), ou grupo responsável por gerenciar sua cotação.
O que são aplicativos descentralizados?
São programas que podem ser acessados por qualquer navegador, porém sem depender de determinadas empresas ou sistema centralizado de servidores.
- São os contratos digitais programáveis (smart contracts) que possibilitam a execução automatizada na própria rede blockchain.
- Não é preciso autorização para lançar ou participar de aplicativos descentralizados, portanto, são imunes à censura.
- Todos os contatos são auditáveis, e nenhum grupo consegue bloquear usuários ou reverter transações.
Confira no video abaixo como funcionam os contratos programáveis:
Qual a diferença entre Ethereum e Avalanche?
Ethereum é a líder absoluta nas aplicações descentralizadas, e uma das criptomoedas de sucesso mais antigas. No entanto, justamente por surgir mais recentemente, Avalanche oferece um mecanismo mais moderno de validação das transações e maior capacidade de processamento.
Ethereum (ETH) | Avalanche (AVAX) | |
Data de criação | Julho de 2015 | Setembro de 2020 |
Rede blockchain | Única, com uma camada “programável” | Três camadas integradas |
Empresa mantenedora | Ethereum Foundation | Ava Labs |
Inter-conectividade | Depende de pontes (bridges) externas | Nativa, registrada na própria rede |
Capacidade de transações | 50.000 por hora | 15 milhões por hora |
Intervalo de confirmação na camada principal | 12 segundos | 3 segundos |
Embora ambas possuam capacidade de executar programas descentralizados, somente a Avalanche oferece interoperabilidade sem precisar de pontos (bridges) externas. Seu mecanismo de sub-redes torna a integração com outras blockchains mais eficiente e segura.
Avalanche é seguro? Entenda seu mecanismo
O mecanismo que garante a segurança da Avalanche é a “Prova de Participação”, onde validadores da rede precisam ter 2.000 moedas AVAX travadas para assegurar sua honestidade.
- O staking elimina a necessidade de um alto gasto energético que traz segurança aos registros na mineração computacional.
- Toda vez que um novo bloco de informações é criado, são sorteados validadores dentre os depositantes.
- As moedas dos validadores ficam travadas, e em caso de falhas ou informações incorretas, estes são penalizados.
- O staking é a remuneração pelo trabalho dos validadores, pagos na própria moeda AVAX.
A segurança deste mecanismo depende de um grande número de validadores, além da ausência de conluios. A “Prova de Participação” é baseada na confiança, portanto os incentivos dos participantes devem estar alinhados.
Avalanche possui limite de emissão? Quantos AVAX existem?
O limite máximo de emissão é de 720 milhões de moedas AVAX, dos quais 115 milhões foram vendidos para investidores, 97,3 milões ficaram com a Ava Labs e demais fundadores, e 36 milhões distribuídos para parceiros.No início de outubro de 2022, existiam 323,6 milhões de moedas Avalanche em circulação, e o projeto atualmente conta com uma inflação equivalente de 15,8% ao ano para remunerar os validadores.
Como funciona o blockchain da Avalanche?
O blockchain é um banco de dados distribuído, onde as informações são armazenadas na ordem cronológica. Avalanche usa um conjunto de 3 camadas interligadas, sendo uma delas compatível com as aplicações desenvolvidas na Ethereum.
- Uma camada é utilizada para registrar ativos digitais, enquanto outra coordena os validadores e sub-redes.
- Ao invés do sistema tradicional de múltiplas camadas, o processamento da Avalanche é em paralelo, com dois mecanismos de consenso independentes.
- É justamente esse modelo inovador de processar as transações que permite uma alta capacidade de processamento sem impactar a segurança.
- Avalanche permite a criação de sub-redes que se comunicam diretamente, sem necessidade de ocupar capacidade de processamento.
Qualquer usuário que depositar a quantia de AVAX necessária para o stake de garantia pode se tornar um validador, sem necessidade de sorteio.
Quais as vantagens da “Prova de Participação”?
O Proof-of-Stake permite maior capacidade de processamento, necessária nos smart contracts, os contratos programáveis executados de forma automática.
- Esse mecanismo de validação funciona sem um coordenador central ou necessidade de autorização dos participantes.
- Incentiva o investidor de longo prazo ao exigir uma trava de moedas por determinado período para ser elegível para a remuneração (staking).
- O investimento em equipamentos para se tornar um validador é mínimo, democratizando o acesso.
- O consumo de energia na “Prova de Participação” é 99% menor em comparação ao uso na mineração de Bitcoin ou Litecoin.
Quem criou Avalanche?
Sediada em Singapura, a Ava Labs possui escritórios nos EUA, e conta com uma equipe de desenvolvedores própria. A empresa foi criada em 2018 por Emin Gun Sirer, um cientista da computação formado na Universidade de Cornell.
- O lançamento inicial do projeto Avalanche ocorreu em março de 2020, quando o código-fonte e modelo de consenso foram publicados.
- A oferta inicial de moedas (ICO) foi concluida em julho de 2020, e o início efetivo de negociação da AVAX ocorreu em setembro.
- A empresa Ava Labs levantou 230 milhões de dólares em junho de 2021 através de uma venda privada para grandes fundos de investimento.
Dentre os investidores-anjo da empresa estão Balaji Srinivasan, ex-Coinbase e Naval Ravikant, ex-AngelList.
Quantos validadores a Avalanche possui?
A rede conta com mais de 1.200 validadores ativos, e outros 45.000 participantes que delegaram suas moedas, compartilhando assim parte da remuneração (staking).
- 64% das moedas em circulação foram alocadas no processo de validação.
- A remuneração média é de 8,9%, compensando assim parte da inflação equivalente da emissão de novas moedas.
- O equipamento necessário para se tornar um validador é mínimo, e o serviço pode ser feito através de servidores na nuvem (cloud).
O que é DKF Chain?
DFK Chain é uma sub-rede construída na Avalanche para hospedar uma expansão do jogo DeFi Kingdoms, um dos maiores sucessos dos cripto games. O projeto é compatível com o mecanismo de processamento da Ethereum, e aproveita o ativo digital JEWEL do jogo para pagamento de taxas e governança.Você pode conferir as movimentações e registros de todas as transações nessa sub-rede através do explorador de blocos da rede Avalanche (avax.network).
Investimento em Avalanche vale a pena?
Avalanche se consolidou como uma das 15 maiores criptomoedas em valor de mercado, e mais importante, tornou-se a quarta maior rede em depósitos nas aplicações descentralizadas.
- Avalanche (AVAX) é o motor dessa rede, pois atua como reserva de garantia, taxas de registro, e direito de voto em determinados parâmetros.
- É classificado como investimento de risco, pois sua cotação varia conforme a oferta e demanda em cada instante, algo imprevisível.
- Os projetos do ecossistema Avalanche possuem pouco mais de 1 ano de histórico, portanto a maioria é experimental.
- Existe uma pressão vendedora grande conforme são liberadas as moedas nas mãos dos investidores, fundadores e da própria fundação Avalanche.
Não é possível fazer previsões de longo prazo para Avalanche, pois embora conte com investidores experientes e uma empresa capitalizada, a demanda por serviços descentralizados ainda é incipiente.
Como comprar Avalanche?
Avalanche (AVAX) é uma criptomoeda, portanto pode ser livremente movimentada entre seus usuários. Para facilitar essa negociação, trazendo mais liquidez e segurança para os envolvidos, foram criadas corretoras de ativos digitais, as exchanges.
O primeiro passo é abrir sua conta no MB, um processo simples e rápido que pode ser feito no smartphone ou computador. Em seguida, para comprar Avalanche, basta seguir as instruções abaixo.
- Clique em “Depositar” no site ou aplicativo e efetue uma transferência (TED ou PIX) para a conta bancária do Mercado Bitcoin.
- Após ter seu depósito validado, selecione a criptomoeda “Avalanche” na barra lateral esquerda.
- Clique em “Comprar e Vender” e defina que montante deseja comprar de Avalanche.
- Por último, clique no botão “Comprar Agora” para confirmar a transação.
Como ganhar Avalanche?
Embora existam sites e aplicativos que oferecem pequenas recompensas em criptomoedas, não é possível ganhar Avalanche (AVAX) sem trabalho ou investimento.
- Ganhar Avalanche fazendo pequenas tarefas na internet é pouco rentável, portanto insuficiente para garantir uma renda mensal.
- É recomendável oferecer seus serviços em sites de freelance convencionais, e no final da operação, comprar AVAX com os rendimentos.
- Tome extremo cuidado com promessas de ganho fácil utilizando robôs de arbitragem (bot).
No MB você começa a investir em Avalanche com menos de R$ 10, portanto o risco é muito baixo. Dessa forma, você pode começar pequeno, aprender seu funcionamento, e só então ganhar confiança para aumentar o investimento.
Como guardar Avalanche?
Para guardar e movimentar Avalanche é necessária uma carteira de criptomoedas (wallet). Seu funcionamento é similar aos bancos digitais, pois você encontra seu endereço para receber moedas, consultar saldos, porém realiza envios sem depender de terceiros.
- Esse aplicativo ou dispositivo se comunica com os demais participantes da rede para consultar saldos e realizar transações.
- A chave-mestra (seed) de todos os endereços da carteira é composta por 12 ou 24 palavras em inglês.
- Alguns aplicativos e dispositivos armazenam diferentes moedas, porém um endereço da Avalanche não é compatível com Ethereum, e vice-versa.
- Caso opte por deixar suas moedas na exchange, você está abrindo mão da soberania, o controle independente dessas movimentações.
Maiores aplicativos descentralizados da Avalanche
O blockchain da Avalanche foi especificamente projetado para executar aplicações automatizadas através de smart contracts. Assim sendo, uma das principais métricas de interesse é o volume financeiro e número de endereços ativos nesse ecossistema.
Dentre os destaques, podemos citar:
Trader Joe: principal aplicativo de finanças DeFi na Avalanche, oferece troca entre ativos digitais, empréstimo colateralizado, mercados de tokens digitais colecionáveis, e ferramentas de staking.
Benqi: protocolo de finanças descentralizado que remunera depósitos e permite o uso de moedas travadas no staking.
Casino Poker Lucky Wheel: protocolo com código-fonte aberto de apostas virtuais em roleta, cartas, dados e demais jogos de azar.
Joe Pegs: plataforma de lançamento e negociação de ativos digitais únicos NFT.NFTrade: plataforma que agrega colecionáveis NFTs de diferentes redes e marketplaces.
Como transferir Avalanche para uma carteira?
O primeiro passo para transferir Avalanche para uma carteira (wallet) é descobrir o endereço de destino, formado por um conjunto longo de letras e números.
- Em seu aplicativo ou dispositivo de carteira digital, selecione a moeda Avalanche e clique em “Receive” para exibir seu endereço eletrônico.
- Acesse sua conta do Mercado Bitcoin; se ainda não fez seu cadastro VIP, aproveite para fazer o envio dos documentos e vídeo-selfie.
- Escolha a moeda Avalanche e clique em “enviar”, aceitando a declaração de orientações.
- Cole o endereço da rede Avalanche informado por sua carteira (wallet) no campo de destino, tomando o cuidado para verificar se os dados conferem.
- Informe o valor a ser enviado, e clique em “confirmar envio”. Pronto!
Quais os riscos de investir em Avalanche?
O maior risco do investimento em moedas é seu caráter especulativo, pois embora exista uma demanda efetiva por seu uso, não é possível prever seu crescimento.
- A forte variação diária das cotações, ou volatilidade, é típica de ativos em desenvolvimento e com baixa previsibilidade de uso.
- Embora conte com planejamento e histórico de entrega, não há garantia de que este ecossistema irá seguir em desenvolvimento.
O que é o protocolo de consenso Avalanche?
O protocolo de validação de transações da Avalanche é único, pois combina quatro mecanismos interdependentes: Slush, Snowflake, Snowball, e Avalanche.
De maneira simplificada, o sistema depende de uma amostragem aleatória e constante, até que a rede atinja o consenso para aceitar ou rejeitar uma transação.Todos os validadores são membros da rede primária, que consiste em três blockchains.
Cada validador faz sua própria amostragem, evitando assim a necessidade de coordenação entre todos os participantes.Ao optar por um sistema onde sem líderes e incentivar um grande número de participantes, o protocolo de consenso Avalanche consegue finalizar decisões imediatamente.
MB é confiável para negociar Avalanche?
Sim, o MB é a única grande exchange na América Latina com 9 anos de atuação sem registro de perda de valores ou vazamentos de dados.
- Mantemos os ativos digitais de nossos clientes longe da internet, nas carteiras frias (cold wallets).
- Respeitamos todas as normas locais de operação, internalizando processos para evitar vazamento de dados.
- Adotamos medidas de prevenção e salvaguardas, tornando quase impossível que um único ataque resulte em perda de fundos.
- Contamos com áreas técnicas dedicadas e competentes de compliance, a prevenção, controles e travas de segurança nas operações.
O Mercado Bitcoin é confiável, e isso foi reconhecido por instituições internacionais. Em julho de 2021 recebemos uma nova rodada de investimentos, liderada pelo banco de investimento japonês SoftBank.
Agora que você aprendeu o que é Avalanche, seus diferenciais e potencial de valorização, compre e venda Avalanche (AVAX) na plataforma líder no volume negociado em reais R$.