Veja 8 ferramentas para negociar criptomoedas e começar a investir!
Acompanhar o mercado de criptomoedas não é tarefa fácil. Afinal, negocia 24 horas por dia, todos os dias da semana. Não bastasse, são mais de 100 ativos com volume relevante, negociando ao mesmo tempo em diversos países e moedas.
Como acompanhar notícias, cotações, dados da rede blockchain, comparativo com demais ativos globais, e outras informações para ajudar no investimento em criptomoedas?
Infelizmente, nem todo o conteúdo é encontrado em português, mas sem dúvidas, cada vez mais os sites e aplicativos oferecem tradução.
Você sabia que existem inclusive aplicativos que calculam seu lucro e prejuízo nas operações, mesmo para quem opera em várias exchanges? Pois é, para auxiliar seu crescimento no mercado de criptomoedas, o Mercado Bitcoin preparou uma lista com os 8 serviços e ferramentas para te ajudar nas negociações.
Cabe lembrar que o Mercado Bitcoin não possui um vínculo com tais empresas mencionadas, nem tampouco realizou auditorias de segurança ou similares. Por esse motivo, jamais forneça senhas de acesso ou palavras-chave de segurança, e ao baixar arquivos e apps, verifique sempre a procedência na loja oficial Google Play Store ou App Store da Apple.
Nomics.com – Site / App Android & iOS
Um excelente ponto de partida para quem deseja ver um ranking das criptomoedas, com opções para dados diário, semanal, mensal, ou anual. Além disso, filtra somente o volume das exchanges reconhecidas, na coluna “Transparent Vol.”. O Mercado Bitcoin se orgulha em apresentar a mesma nota das grandes exchanges consagradas Kraken, Coinbase, e Gemini.
Ao selecionar uma das moedas, é possível ver o gráfico, quantidade em circulação, máxima histórica, além da distribuição do volume em cada moeda fiduciária.
Blockfolio – app Android e iOS
Com mais de 1 milhão de downloads, é o líder absoluto em gerenciamento de carteira de criptoativos. É possível definir alertas de preço, além de acompanhar diretamente as notícias dos principais sites internacionais.
O aplicativo é grátis, permitindo que o usuário informe a quantidade de cada moeda, além do preço de aquisição. Por último, conta com diversas moedas fiduciárias e ferramentas de gráficos.
Cointelegraph Brasil – site / app Android e iOS
Sem dúvidas o maior site de notícias de criptomoedas do mundo, contando versões locais produzidas por redatores e editores nos EUA, Brasil, Itália, Espanha, Ásia e Turquia.
Além das notícias e análise gráfica, possui também uma área de “análise de preço / mercado” com viés fundamentalista. A versão brasileira contém material traduzido dos diversos países, além de produção de conteúdo local.
Vector, sistema de negociação da Vertex Technologies
Vector é a revolução nas plataformas para trading em criptomoedas, e o Mercado Bitcoin é a primeira exchange disponível para negociações. Este software profissional para acompanhar e negociar criptomoedas une os recursos de análise gráfica, tape reading, funcionalidades operacionais, além de gestão de risco e dados on-chain.
Ou seja, o Vector agregou recursos analíticos-operacionais para atender desde o iniciante até o trader mais exigente do mercado de criptomoedas com alta performance. O melhor de tudo? O Mercado Bitcoin já está pronto e integrado ao Vector.
No vídeo abaixo, Carol e Kaká da @usecripto explicam quais as vantagens e como utilizar o sistema da Vertex Technologies:
TradingView – site
Sem dúvidas o TradingView é a ferramenta mais completa e poderosa para análise gráfica. Além de cobrir criptomoedas, é possível comparar a performance com ações de empresas, fundos negociados em bolsa, indicadores econômicos, e muito mais.
Ah! Não bastasse, uma série de indicadores grátis incluindo Bandas de Bollinger, médias móveis, estocástico, índice de força relativa, entre outros. Para usuários mais avançados é possível criar indicadores próprios e até mesmo testar a regressão. Imperdível!
Digitalik.net – site
O Digitalik agrega os mais importantes indicadores econométricos do Bitcoin: Stock-to-flow, pressão de venda dos mineradores, múltiplo de Mayer, preço vs. hashrate, preço realizado, adoção do Segwit, taxas pagas pela rede, e muito mais.
Esses dados são extraídos da própria rede Bitcoin, portanto muito confiáveis. Seria impossível entrar em detalhes aqui sobre a importância de cada um destes indicadores, porém cada um merece ser estudado de forma independente.
CoinMarketCal – site
Se existe um segredo dos grandes traders que dificilmente compartilham com os demais, é o CoinMarketCal. O site é uma agenda de eventos e acontecimentos em criptomoedas, incluindo forks e airdrops (bonificações), listagens em exchanges, anúncio de parcerias, competições de trade, lançamento de mainnet, e similares.
Outra grande vantagem é conseguir filtrar apenas pelas 100 ou 300 maiores moedas, eliminando assim a poluição de projetos sem liquidez ou menos importantes.
Se você deseja se aprofundar, temos outro artigo que explica quais as tecnologias envolvidas no trade de criptomoedas.
Bybt.com – site / app Android & iOS
Se existe um canivete Suíço para informações relevantes para o trade de criptomoedas, este é o Bybt.com. O serviço agrega dados das exchanges de derivativos de contratos futuros, opções, fundos listados da Grayscale, taxa de funding, livro de ordens, e muito mais.
Existe inclusive uma área exclusiva “Chart Pro” com dados visuais da utilização de criptos no Paypal, indicador “Fear & Greed” (medo / ganância), além da posição dos participantes nos contratos futuros CME. Imperdível!
Calma, se você for iniciante, não se desespere. No vídeo abaixo nosso Diretor Fabrício Tota dá 5 dicas importantes para negociação neste mercado.
Outros sites e apps interessantes
Não poderíamos deixar de citar o Mempool.space, que além de funcionar como um explorador de transações e blocos do Bitcoin, faz o melhor monitoramento do mempool, o estoque de transações aguardando confirmações.
Além disso, quem busca notícias em português, irá encontrar material no Portal do Bitcoin, e Livecoins, ambos dedicados ao mundo crypto.
Por último, os sites do desenvolvedor brasileiro Miguel Medeiros bitcoinhodler.io, onde é possível simular qual seria o retorno de uma aplicação semanal ou mensal no Bitcoin ao longo do tempo.
Agora que você tirou suas dúvidas sobre investimento em dólar, inscreva-se no nosso canal do YouTube para continuar aprendendo sobre criptoativos.