O que é staking de Ethereum: conheça a renda passiva com criptomoedas
Staking é o depósito remunerado nas criptomoedas, uma forma de renda passiva. No caso da Ethereum, a segunda maior moeda virtual, o staking é pago pelo próprio sistema, de forma segura e automática.
Além de conferir uma boa recompensa para o investidor, o staking é um incentivo para a validação e registro das transações. Isso porque as moedas paradas ficam de garantia pela honestidade dos validadores.
Quer aprender o que é staking de Ethereum e como rentabilizar depósitos em criptomoedas? Acompanhe a leitura com o MB, a corretora líder no volume de negociação em reais (R$).
O que é Staking de Ethereum?
Staking é o depósito remunerado, uma premiação em moedas digitais, emitida como recompensa por uso de determinados sistemas descentralizados.
Para entender o que é staking de Ethereum, é fundamental analisar a diferença entre as moedas digitais baseadas na mineração do Bitcoin e aquelas que utilizam stake, o depósito de garantia.
Mineração computacional | Depósito de garantia | |
Nome técnico | Prova de Trabalho, ou Proof of Work | Prova de Participação, ou Proof of Stake |
Validação das transações | Cálculo do algoritmo (hash) | Sorteio entre um grupo de validadores |
Consumo de energia | Elevado, quanto maior o gasto, mais segura fica a rede | Mínimo, a verificação não exige um processo complexo |
Equipamento necessário | Dedicado, usualmente máquinas ASIC especializadas | Qualquer servidor conectado à internet, mesmo na nuvem |
Exemplos de criptomoedas | Bitcoin (BTC), Dogecoin (DOGE). | Ethereum (ETH) Cardano (ADA), Solana (SOL). |
O que é Ethereum?
Ethereum é ao mesmo tempo, uma moeda digital, e uma tecnologia de banco de dados e processamento automatizado.
- Ethereum é uma rede de computadores operando sem um controle central, baseado na tecnologia blockchain, o banco de dados compartilhado.
- Permite a programação de aplicativos que funcionam sem um coordenador, tornando a rede resistente à censura e manipulação de informações.
- A rede Ethereum popularizou os ativos digitais e deu vida às aplicações descentralizadas, incluindo games, metaverso, e finanças.
Curtiu? Confira mais informações sobre essa moeda virtual no vídeo abaixo.
Para que serve o Staking de Ethereum?
O staking diminui expressivamente a necessidade de um alto gasto energético para garantir a segurança das transações no banco de dados blockchain. Dessa forma, torna-se desnecessário um algoritmo complexo utilizado na mineração computacional.
- Na “Prova de Participação” do Ethereum, quem faz o staking deixa suas moedas travadas de garantia para validar as transações.
- Toda vez que um novo bloco de informações é criado, são sorteados validadores dentre os depositantes.
- Para se tornar um validador existem regras, incluindo o depósito (stake) mínimo, e prazo que essas moedas devem permanecer travadas.
Investir em Ethereum é seguro?
Do ponto de vista tecnológico, investir em Ethereum é extremamente seguro, e seus 7 anos de histórico e centenas de aplicações em funcionamento provam a solidez desse sistema.
- As regras de emissão e envio são verificáveis pelos próprios usuários, e nenhuma entidade consegue reverter ou modificar registros.
- O uso da criptografia, as chaves codificadas, garante que só o detentor da senha consiga movimentar as moedas virtuais em cada endereço.
Ethereum é um investimento de risco quando o assunto é cotação, porém é seguro ao permitir que o próprio usuário armazene suas moedas digitais.
Como fazer Staking de Ethereum por conta própria?
Para efetuar o staking de Ethereum por conta própria, o detentor da moeda precisa travar a quantia mínima para se tornar um validador, no caso, 32 moedas ETH. Será necessário um sistema robusto caso opte por configurar o servidor.
- Servidor com alta capacidade de CPU e mínimo de 1 terabyte de armazenamento de dados.
- Memória SSD para processamento de entradas e saídas.
- Conexão de alta velocidade, capaz de administrar 1 gigabyte de upload por hora.
- Instalar e configurar um dos clientes no servidor: Hyperledger Besu, Erigon, Nethermind, ou Geth.
- Sincronizar a rede até o último bloco, algo que pode levar até 5 dias, dependendo de sua máquina.
- Instalar e configurar o software de consenso da rede, incluindo a autenticação JWT: Prysm, Lighthouse, Nimbus, ou Teku.
- Por último, basta importar as chaves da camada de validação para seu cliente.
Como fazer Staking de forma simples?
Os clientes do MB podem fazer a estratégia de staking a partir de R$ 10 em Ethereum e nós cuidamos de toda parte técnica e operacional.
Fazendo staking pelo aplicativo MB
No aplicativo do MB para Android e Iphone, basta você
- Selecionar a operação “staking” no menu inicial.
- Determinar a quantidade em moedas ETH disponíveis em sua conta.
- Clicar no botão “confirmar staking” para confirmar a operação.
Pronto, viu como é simples?
Fazendo staking pelo site MB
Se você está acessando o MB em nosso site, o processo é bem semelhante e seguro. Siga as instruções do vídeo abaixo, lembrando de ler os “Termos e condições” da oferta antes de realizar a operação.
Após selecionar a criptomoeda Ethereum (ETH), você localiza a função de staking na barra lateral esquerda, abaixo de “Ver extrato”, “Receber” e “Enviar”.

Resgate de recompensas e de ativos em Staking de Ethereum
O resgate oferece muito mais liberdade, autonomia e liquidez na sua estratégia de renda passiva. Você pode escolher por 2 modalidades de resgate:
Resgate de recompensa
Mantenha seus ativos em Staking e faça o resgate apenas as recompensas obtidas nesta estratégia. A verdadeira renda passiva em cripto.
Resgate da aplicação
Saque os ativos que você deixou em Staking e utilize para realizar novas negociações dentro da plataforma.
Qual o risco do staking?
Os ativos ficam travados na rede durante o período em que o usuário estiver participando do staking, portanto a cotação do Ethereum pode variar durante o período.
- O prazo para resgate das criptomoedas em staking depende da liberação da rede Ethereum.
- Tipicamente, esse resgate leva cerca de 20 dias — em períodos de pico, pode demorar um pouco mais.
A remuneração do staking é distribuída diariamente e os valores podem ser verificados a qualquer momento. É importante lembrar que, para acessá-los, é necessário que o resgate seja solicitado — passando pelo mesmo processo de fila na rede Ethereum.
Staking vale a pena?
Sim, staking vale a pena, dependendo da estratégia da sua carteira, e é possível obter recompensas interessantes — lembrando que as recompensas variam ao longo do tempo. Ao optar pela maneira indireta, deixando a cargo do MB, a estimativa é que as recompensas podem chegar a 7% ao ano.
Dessa forma, os investidores podem manter a moeda em suas carteiras, com valores travados e ainda receber a remuneração do staking.
*As estimativas acima não caracterizam garantia de ganho. A recompensa é estimada com base no volume de transações da rede ao longo dos últimos 7 dias e pode variar ao longo do tempo.
Abra a sua conta e comece a fazer staking hoje mesmo!