Quem quer ser um unicórnio?
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Como transformar sua ideia de produto em startup
Boas-vindas ao Laraverso e aos meus versos e universos, que ajudam a compor diversos produtos digitais espalhados por aí.
Para começarmos essa relação aqui no blog do MB, vou te contar um pouco sobre a minha história com produtos digitais e como isso me aproximou do mundo das startups.
Há alguns anos, em um passado não tão distante, conheci o conceito de startups por meio de um programa de inovação que ajudava pessoas a tirar suas ideias do papel e fazer delas startups em apenas 5 semanas (ousado, não?).
E, como quem adora um desafio, eu não poderia ficar de fora dessa e já estava com a minha roupa de ir.
Chegando lá, já descobri que, para se ter uma startup, era preciso transformar uma ideia em um produto digital. E esse foi o primeiro bug desta história.
Afinal, como se cria um produto? E ainda mais digital?
Até então, eu só sabia comprar um produto pronto na prateleira.
Então, para desvendar esse mistério, seria preciso percorrer campos nunca cavalgados, já que só se falava em uma coisa naquela temática: como se tornar um unicórnio (se é que unicórnios cavalgam…)?
Confesso que hipismo nunca foi minha praia, então foi preciso começar a desenvolver outras habilidades, como código de software, negócios, design, operações, regulação, financeiro, contábil, jurídico (…ufa! ) e mais um punhado de outras coisas.
E, com muito suor e lágrimas (mais lágrimas), dias após lançar um MVP (apelidado carinhosamente neste artigo de minipônei viável), agora, só faltava validar o pônei. Mas como fazer isso?
Pausa dramática e uma tela azul se acendendo: novos conhecimentos sobre marketing, vendas, distribuição e métricas precisavam ser adicionados à atualização para passar dessa fase.
E, como a vida não estava nada fácil para a patricinha aqui, chegou a hora de escalar o produto e fazê-lo vender a ponto de que a startup valesse mais de U$S 1 milhão, a fim de que o pônei de fato se tornasse um unicórnio (kkkcrying).
Nesse momento, foi como cair de um cavalo de Troia, mas não viemos até aqui para desistir agora – desta vez, era necessário aprender sobre escalabilidade, financiamento coletivo, equity crowdfunding, todo um mundo de investimentos e tokenização.
Tá, mas, afinal, o que aconteceu com o pônei?
Bem, assim como 80% das startups que desaparecem antes de atingir 5 anos de vida, com o pônei, não foi diferente, isso porque a maioria das startups lançam seus voos sozinhas, o que é ótimo para o aprendizado, mas nem sempre é efetivo.
Estar na hora e no lugar certos, com o apoio das pessoas certas, faz toda a diferença para se obter sucesso em uma startup, mas, se mesmo assim não decolar, fica triste não, todo conhecimento é válido nessa jornada – então erre logo para poder um dia acertar.
O pônei não teve um desfecho feliz, mas eu sim (hihi), pois esse conhecimento me levou ao lugar certo e a conhecer as pessoas certas para que eu pudesse chegar até aqui e contar esta história – e não só isso: todos as skills e habilidades desenvolvidas nessa jornada ajudaram outras startups e, agora, fizeram com que elas não estejam mais sozinhas.
Então, se você quer ser um unicórnio, saiba que existe um lugar ao sol para você no Mb Startups, uma iniciativa do MB que aproxima startups, aceleradoras, venture builders e investidores que vão te ajudar a cavalgar por essa jornada e viver uma aventura incrível.
Aqui, além de buscar investimentos para escalar sua startups e se tornar um unicórnio, você poderá conhecer as pessoas certas, que vão te guiar pelo caminho. Assim, você aprenderá com elas e aumentará suas chances de sucesso.
Afinal, a jornada a gente já criou – agora só falta você percorrê-la.
Se você gostou deste post, venha conhecer o MB Startups e descubra o que te espera por aqui!