O que é Hedera (HBAR) e como funciona essa criptomoeda?
Aviso: as informações deste artigo podem estar desatualizadas. Recomendamos verificar a data de publicação.
O banco de dados blockchain das criptomoedas é um mecanismo seguro e prático para armazenar registros digitais, porém seu entrave principal é a velocidade de processamento, causando lentidão e altas taxas.
Hedera Hashgraph (HBAR) é um sistema inovador, com a proposta de oferecer um banco de dados distribuído rápido, seguro, e praticamente sem custos. Esse protocolo foi desenvolvido pela Fundação Hedera, com sede nos EUA.
Acompanhe conosco as vantagens desse sistema alternativo, como funciona o algoritmo Hashgraph e para que serve a criptomoeda HBAR.
O que é Hedera (HBAR)?
Ao contrário do blockchain tradicional, no mecanismo Hashgraph da Hedera, grupos de computadores (nós) de rede funcionam em paralelo para permitir que as conexões sejam verificadas simultaneamente usando uma estrutura aleatória.
A batalha constante em atender as necessidades de descentralização, segurança e escalabilidade, ou velocidade de processamento, é um problema antigo das criptomoedas.
Dessa forma, a equipe da Hedera optou por construir uma rede voltada para casos de uso reais, incluindo áreas de saúde, logística e serviços financeiros (DeFi). No centro desse ecossistema está a criptomoeda Hedera (HBAR).
O que é Hedera Hashgraph?
Hedera Hashgraph é um algoritmo que utiliza uma tecnologia de registro de dados distribuído (DLT) que oferece uma nova abordagem diferenciada, focada em agilidade e segurança. Isso é possível através de seu algoritmo assíncrono de tolerância a falhas (aBFT) apoiado por provas matemáticas.
O uso do blockchain tende a resultar em alto custo de transação ou gargalos no processamento. Já o protocolo utilizado pela Hedera, chamado de “Hashgraph Gossip”, foi projetado para unir segurança e agilidade. O algoritmo Hashgraph é livre da “Prova de Trabalho”, reduzindo ao máximo a demanda de energia para validação de transações.
Quem são os fundadores da Hedera?
A empresa Hedera foi fundada em 2017 pelos cientistas da computação norte-americanos Leemon Baird e Mance Harmon, que haviam criado em 2015 a Swirlds Labs, a empresa que desenvolveu a tecnologia subjacente da Hedera. Foi Baird quem criou o algoritmo de consenso distribuído, a principal ferramenta da tecnologia Hedera Hashgraph.
A empresa Swirlds licenciou a tecnologia para diversos clientes construírem aplicativos descentralizados (DApps) para uso em diversas indústrias. Além disso, o desenvolvimento do Hedera é coordenado pela Fundação HBAR e governado pelo Conselho de Administração do Hedera, composto por até 39 empresas, que incluem Google, Nomura, Dell, LG e IBM.
Como funciona a criptomoeda Hedera (HBAR)?
A rede Hedera usa um mecanismo de consenso de “Prova de Participação” que permite aos usuários travar suas moedas HBAR para participar do processo de validação de transações. Em troca, os participantes recebem recompensas em moedas HBAR.
Na Hedera, todo o saldo do usuário é travado automaticamente, sem precisar definir um período de trava (lock up), e sem risco de penalização por atrasos ou falhas no processo.
Como funciona o Hedera Hashgraph?
O Hashgraph da Hedera é acíclico, ou seja, não utiliza ciclos. No período de validação os blocos são “direcionados” e acrescentados em uma direção, sem a linearidade tradicional do blockchain.
A plataforma Hedera pode ser dividida em três estruturas distintas, denominadas Hedera Network Services, que contribuem para o funcionamento da rede:
- Token Service: permite a configuração, gerenciamento e transferência de tokens, incluindo não-fungíveis (NFTs).
- Consensus Service: possibilita que a rede registre transações e outros registros de dados, como decisões de governança e rastreamento de ativos logísticos.
- Smart Contract Service: permite que os desenvolvedores criem aplicativos descentralizados em diferentes linguagens de programação, incluindo a Solidity do Ethereum.
Como funciona o protocolo “Hashgraph Gossip”?
O protocolo “Hashgraph Gossip” da Hedera é uma tecnologia de registro distribuído construída para garantir que nenhum grupo de nós (nodes) possa controlar a rede ou interferir em seu consenso.
Para garantir que todos os nós concordem com o histórico de transações da rede e a validade das transações atuais, os dados são compartilhados, verificados e sincronizados. A tradução de “gossip” é fofoca, ou seja, como se os usuários estivessem conversando entre si.
Qual a diferença da tecnologia acíclica para o blockchain?
Na tecnologia acíclica do Hashgraph, os nós (nodes) geram eventos com carimbo de data e hora para registrar as sincronizações. Após cada rodada de consenso baseada no tempo, o processo recomeça e se repete, garantindo seu funcionamento. Esse mecanismo é governado pelo “Conselho” Hedera, onde os membros são responsáveis pela manutenção da rede pública e de sua integridade.
O “Conselho” toma decisões sobre a direção técnica, aprovando aplicativos e atuando como tribunal de última instância para eventuais disputas. Os membros do “Conselho” são eleitos pelos detentores de tokens HBAR. Em suma, na prática, podemos afirmar que o sistema Hashgraph é menos descentralizado que outras redes, como a Ethereum.
Qual a vantagem da Hedera Hashgraph?
O sistema permite criar, de forma simples e com custo extremamente baixo, tokens, NFTs, aplicações descentralizadas, plataformas Web 3.0, serviços de streaming e jogos mantendo a compatibilidade com a máquina virtual Ethereum (EVM).
Em comparação com blockchains tradicionais, a Hedera Hashgraph oferece transações mais rápidas e quase sem custo, porém ainda é cedo para determinar qual a demanda efetiva no lado corporativo, e dos próprios usuários, para esta tecnologia alternativa.
O que é o ecossistema Hedera?
O ecossistema da criptomoeda Hedera inclui uma série de startups, ferramentas, empresas membros do “Conselho”, além de um sistema de financiamento com recursos mantidos nos cofres da empresa. Esse desenvolvimento facilita a melhoria contínua e avanço na adoção, pois é amparado por parceiros com ampla experiência e capacidade técnica.
Além das grandes empresas membras do “Conselho”, podemos destacar:
- Corda Plugin, para verificação pública das transações compatíveis com este sistema.
- USD Coin, uma stablecoin regulada com token próprio na rede Hedera.
- Hashgraph Association, uma aceleradora sem fins lucrativos voltada para o ecossistema.
- Headstarter, uma comunidade de suporte e capital de risco para projetos de finanças descentralizadas em estágio inicial.
Casos de uso de Hedera
A Hedera está focada no desenvolvimento de soluções empresariais e de governos, incluindo aplicações voltadas para saúde, logística, serviços financeiros, jogos, identificação digital, energia e sustentabilidade. Ou seja, mais do que uma solução para uso da população geral, a Hedera está preparada para o ambiente corporativo.
A Hedera também foi projetada como um provedor de serviços de rede para a operação de sistemas de banco de dados privados, independentes do Hashgraph público da Hedera. No entanto, nesses casos as taxas de registro e processamento devem ser obrigatoriamente pagas na moeda HBAR.
Hedera é segura? Como funciona o Conselho de governança?
Cada empresa membra do “Conselho” de governança da Hedera faz a gestão de um nó (node) validador. Os participantes que desejarem contribuir para a segurança da rede podem delegar suas moedas HBAR, recebendo em troca um percentual equivalente das recompensas.
Qual o poder efetivo da comunidade?
O Hedera Hashgraph é construído em uma plataforma de código-fonte aberto, para que qualquer desenvolvedor possa construir e implantar facilmente aplicativos descentralizados na rede. O modelo de governança da Hedera permite que a comunidade vote nas alterações ao protocolo, garantindo sua descentralização.
Hedera Hashgraph é melhor que Ethereum?
Comparar Hedera com Ethereum é complicado, pois as soluções buscam atender diferentes públicos. Ambos têm seus próprios méritos, portanto, dependendo dos casos de uso e aplicações, podemos avaliar qual deles é mais adequado.
Por exemplo, Hedera pode ser uma escolha melhor do que Ethereum e outros sistemas blockchain para construir aplicativos que necessitem de um elevado número de transações por segundo, além das taxas mais atrativas. No entanto, para casos de uso de aplicativos que exigem maior descentralização, Ethereum pode ser uma escolha melhor.
Como comprar Hedera (HBAR)?
Hedera (HBAR) é uma criptomoeda descentralizada, portanto, pode ser negociada e transacionada livremente entre os usuários. Entretanto, para agregar liquidez e assegurar que ambos os lados recebam o combinado, é recomendável utilizar as corretoras (exchanges) devidamente registradas para intermediação de ativos digitais no Brasil.
Se você já abriu sua conta no Mercado Bitcoin (MB), comprar HBAR é simples e rápido:
- Efetue uma transferência (TED ou PIX) para a conta bancária do MB. Você irá receber as instruções ao clicar em “Depositar” no site ou aplicativo.
- Após ter seu depósito validado, selecione a criptomoeda “Hedera” na barra lateral esquerda.
- Clique em “Comprar e Vender” e defina qual o valor a ser utilizado na compra.
- Para finalizar, clique no botão “Comprar Agora” e confirme a negociação.
Como guardar Hedera (HBAR)?
Conforme informado no site oficial do projeto, existem diversas carteiras digitais (wallets) compatíveis com a rede Hedera, incluindo a Hashpack, com versões para dispositivos móveis, desktop e extensão de navegador. Sua vantagem são as funcionalidades de conexão com aplicações descentralizadas da rede, incluindo os tokens não-fungíveis NFT. Outra opção listada no site da Hedera é a Blade Wallet, oferecida em forma de extensão para navegador ou aplicativo móvel, igualmente integrada com o ecossistema Web 3.0.
Vale a pena comprar Hedera (HBAR)? Vai valorizar?
A Hedera Hashgraph oferece soluções eficazes em comparação com algumas blockchains, tornando-a uma opção interessante no mundo das criptomoedas. Conforme divulgado pelo projeto, a rede é capaz de atingir velocidades impressionantes sem comprometer a segurança.
No entanto, é importante destacar que a Hedera Hashgraph enfrenta críticas relacionadas à centralização, uma vez que é controlada por um consórcio de empresas. Por isso, muitos investidores ainda mantêm um otimismo cauteloso em relação ao futuro do projeto, acreditando na superioridade de sua arquitetura em comparação com as blockchains tradicionais.
Em linhas gerais, é preciso entender que a Hedera (HBAR) é consideravelmente mais arriscada do que criptomoedas estabelecidas como o Bitcoin e Ethereum, devido a seu menor número de aplicações e desenvolvedores. Portanto, é aconselhável realizar uma pesquisa minuciosa e considerar seu perfil de investidor antes de investir nessa criptomoeda.
Agora que você aprendeu o que é Hedera Hashgraph e como funciona essa criptomoeda, aproveite para comprar Hedera (HBAR) no MB, a exchange mais segura da América Latina.