O que é IPCA? IPCA é o principal indicador de inflação no Brasil, e mede a variação dos preços de bens e serviços consumidos pelas famílias.

Para que o IPCA é utilizado? O IPCA é usado por pessoas, empresas e pelo governo para reajustar contratos e salários

Como o IPCA é calculado? O IPCA é calculado mensalmente pelo IBGE a partir da coleta de preços de uma ampla cesta consumida por famílias brasileiras, incluindo habitação, saúde, transporte e alimentação.

Que fatores influenciam na alta ou queda do IPCA? Podemos apontar a política monetária, incluindo taxa de juros e oferta da moeda, taxa de câmbio, demanda, encargos e subsídios, e desemprego.

Como o IPCA impacta os investimentos? O IPCA impacta os investimentos ao influenciar o juro real, que é a taxa de juros descontada da inflação. Uma inflação alta traz mais incentivos para a Renda Fixa.

Como se proteger da inflação? É recomendável uma carteira diversificada incluindo imóveis, ouro, divisas estrangeiras, títulos de renda fixa e uma ações de empresas.

Quais os títulos atrelados ao IPCA? Destacam-se alguns títulos do Tesouro Direto, Certificado de Depósito Bancário (CDB), Fundos DI, Debêntures e Letras de Crédito (LCI/LCA).

Clique e leia o nosso artigo completo sobre IPCA