O que é Shiba Inu? Como comprar SHIB e qual a previsão — guia completo
Aviso: as informações deste artigo podem estar desatualizadas. Recomendamos verificar a data de publicação.
Shiba Inu é um destaque das criptomoedas-meme, os ativos digitais inspirados em temas que viralizaram. O projeto ganhou fama em maio de 2021, quando o criador da vice-líder de mercado Ethereum fez uma doação das moedas Shiba Inu que recebeu de presente.
A proposta da Shiba Inu é o empoderamento da comunidade de apaixonados por seu mascote, o cachorro da raça Shiba Inu. Essa moeda digital surgiu de forma despretensiosa, como uma crítica ao Dogecoin, que também usa o mesmo animal em seu logotipo.
Ao focar na construção de uma rede colaborativa, deu voz aos fãs deste simpático animal, construindo seu ShibArmy, ou “Exército Shiba”. Quer aprender o que é Shiba Inu, como nasceu essa moeda virtual, e qual a previsão do SHIB? Acompanhe com o MB, a corretora líder absoluta no volume negociado em reais (R$).
O que é Shiba Inu?
Shiba Inu é um ativo digital, uma criptomoeda, cujo valor é determinado por compradores e vendedores no livre mercado. De forma irreverente, Shiba Inu criou um senso de comunidade, incluindo um sistema de recompensas e sua própria coleção de itens digitais colecionáveis.
- Shiba Inu (SHIB) é registrado no banco de dados compartilhado, da criptomoeda Ethereum.
- Como todo ativo digital, oferece transparência, segurança, divisibilidade e permite transações sem censura com custo relativamente baixo.
- Uma foto de Elon Musk nas redes sociais com um filhote da raça Shiba causou alta de 136% na moeda Shiba Inu em outubro de 2021.
- Sua comunidade com mais de 200.000 seguidores construiu uma aplicação de finanças que incentiva o depósito de SHIB.
Curtiu? Confira a tese de investimento em Shiba Inu no vídeo abaixo.
Quanto vale um Shiba Inu hoje?
Confira a cotação atualizada visitando as últimas negociações em nosso site ou aplicativo. O baixo valor unitário se dá pelo grande número de moedas em circulação. Shiba Inu é um ativo de renda variável, portanto seu valor é determinado pelo interesse de compradores e vendedores em cada instante.
Qual a diferença entre Dogecoin e Shiba Inu?
Dogecoin e Shiba Inu são as duas maiores criptomoedas-meme, e coincidentemente, ambas utilizam o cãozinho da raça Shiba Inu como mascote. No entanto, são completamente diferentes e independentes, conforme destacado abaixo.
Dogecoin (DOGE) | Shiba Inu (SHIB) | |
Data de criação | Dezembro de 2013 | Agosto de 2020 |
Rede blockchain | Própria, independente. | Dependente, registrado no banco de dados da Ethereum. |
Regra de emissão | Minerável, o processamento computacional para criar novas moedas. | 1 quatrilhão de moedas criadas no ato do lançamento. |
Idealizador / fundador | Programadores Billy Markus e Jackson Palmer, que abandonaram o projeto poucos anos depois. | Anônimo, utilizando o apelido de “Ryoshi”. |
Ecossistema | Não possui. | Sistema financeiro automatizado com incentivos para depósito. |
Atualizações | Sem alterações significativas desde 2015; seu código-fonte é basicamente um “clone” da criptomoeda Litecoin. | Implementou sistema de votação, realizou venda de terrenos no metaverso, e distribuiu itens digitais colecionáveis. |
Embora ambas sejam denominadas criptomoedas, somente a Dogecoin possui banco de dados e rede de mineradores próprios. Entretanto, ambas funcionam como moeda virtual, podendo ser livremente transferida entre os usuários, ou negociada nas corretoras de ativos digitais.
Token e criptomoeda é a mesma coisa?
Criptomoeda é um bem digital que só existe no banco de dados público, protegido por senhas. No início, funcionava apenas como uma moeda virtual, mas com o tempo novas utilidades foram criadas.
É comum usar a expressão token para descrever as criptomoedas, portanto, saiba que no universo de investimentos digitais, ambos possuem o mesmo significado.
Como o Shiba Inu funciona?
Uma característica desses ativos digitais é permitir a livre movimentação entre usuários. Dessa maneira, se as partes acordarem um valor entre si, podem comprar e vender sem necessidade de terceiros para intermediar o negócio.
- Qualquer criptomoeda se beneficia das qualidades de transparência e segurança desse sistema de dados inviolável e transparente.
- No ato da criação, são definidas as regras de emissão e qual o banco de dados público para registro, no caso, o Ethereum.
- Embora este registro público seja transparente, as moedas são depositadas em endereços sem uso de dados pessoais, como CPF ou e-mail.
- Somente o dono desse endereço (conta) consegue movimentar suas respectivas moedas, e isso é garantido pela criptografia, o uso de senhas.
A moeda digital não tem uma autoridade central regulatória. Ou seja, funciona sem a coordenação de determinada entidade ou grupo.
Shiba Inu é seguro? Entenda seu mecanismo
O mecanismo que garante a segurança do Shiba Inu é o conjunto de validadores e regras de uso do Ethereum, que funciona desde 2015 sem registro de hacks ou possibilidade de censura.
- Cada usuário pode, de forma independente, validar o código-fonte, regras de emissão e circulação da Shiba Inu.
- Nenhuma entidade tem o poder de alterar esse sistema, pois a rede Ethereum é distribuída, portanto, sem um servidor central.
- O sistema de pares de chaves criptografadas garante que somente o detentor da senha de cada endereço consiga mover as moedas.
- Shiba Inu (SHIB) é um investimento de risco, pois sua cotação varia conforme a oferta e demanda em cada momento.
Se um usuário cai em um golpe, ou uma empresa que administra moedas de terceiros sofre um ataque, isso não significa que o sistema da Shiba Inu apresentou uma falha.
Como funciona o blockchain do Shiba Inu?
Shiba Inu (SHIB) é um ativo digital que utiliza o banco de dados blockchain do Ethereum, com sua camada adicional de informações e linguagem de programação própria.
- A inovação da Ethereum possibilitou a execução de programas de maneira automática e sem possibilidade de censura.
- As informações são armazenadas em blocos, em ordem cronológica, tornando impossível modificar ou apagar registros.
Qualquer usuário interessado pode verificar informações no blockchain, pois a tecnologia é pública e auditável.

Acima temos algumas linhas do código-fonte da criptomoeda Shiba Inu, extraído do site Etherscan, um dos diversos exploradores de bloco do sistema Ethereum.
Shiba Inu possui limite de emissão? Quantos SHIB existem?
No lançamento foram criados 1 quatrilhão de SHIB, dos quais 500 trilhões foram doados para Vitalik Buterin, criador do Ethereum. A outra metade foi depositada na corretora descentralizada Uniswap para gerar liquidez.
A Shiba Inu foi pré-minerada, sendo impossível criar novas moedas. Um detalhe importante é que Vitalik destruiu 450 trilhões de SHIB, e doou os demais 50 trilhões para entidades na Índia. Desse modo, o total em circulação em agosto de 2022 é de 558,24 trilhões de moedas.
Quem criou Shiba Inu?
A criptomoeda Shiba Inu surgiu em agosto de 2020, e seu criador preferiu permanecer anônimo, utilizando apenas o apelido de Ryoshi. Ao invés de um estudo (whitepaper), foi divulgado um “woof paper”, em homenagem ao latido do cãozinho da raça Shiba Inu.
- A moeda não contou com pré-venda ou investidores antes do lançamento.
- O projeto prezou desde o início pela construção e empoderamento da comunidade.
- O “woof paper” citou o grupo WallStreetBets, que se uniu para criar fortes altas em algumas ações de empresas nos EUA, como GameStop e AMC.
- Toda equipe de desenvolvedores, projetistas, moderadores, e marketing é formada por voluntários.
De certo modo, pode-se dizer que foi Vitalik Buterin quem colocou esta criptomoeda no mapa ao fazer uma doação de U$ 1 bilhão de dólares em valor de mercado das SHIB que recebeu para um fundo de amparo na Índia.
O que é a Associação de Resgate Shiba Inu?
A Associação de Resgate Shiba Inu é uma organização não-governamental (ONG) que trabalha com cachorros abandonados, registrada nos EUA.
- Seu objetivo é apoiar abrigos caninos, e conseguiu inclusive parceria com a gigante de e-commerce Amazon para arrecadar doações.
- A associação tenta buscar um novo lar para cães Shiba Inu abandonados.
- O “Woof Paper” da Shiba cita essa iniciativa e incentiva o uso do link exclusivo na Amazon para apoiar o projeto.
Shibaswap: a corretora descentralizada da Shiba Inu
Uma corretora de ativos digitais é conhecida como exchange, pois intermedia a troca entre diferentes criptomoedas. Exchange descentralizada (DEX) é um modelo totalmente automatizado, executado na própria rede, que registra e valida as transações de criptomoedas.
- Shibaswap foi lançada em julho de 2021, desenvolvida pelos voluntários do projeto.
- Exchanges descentralizadas (DEX) trabalham apenas com ativos virtuais, as criptomoedas e itens registrados no banco de dados blockchain.
- Foram criadas 2 novas criptomoedas para remunerar os depósitos de SHIB na Shibaswap: LEASH e BONE.
- Parte da remuneração de criptomoedas BONE é destinada para os desenvolvedores da Shiba Inu, uma espécie de salário de incentivo.
Investimento em Shiba Inu vale a pena?
Uma criptomoeda-meme pode ter uma grande variação na cotação, inclusive podendo cair até 50% em poucos dias. Sendo assim, o investidor deve ter especial atenção ao controle de risco nessa classe de ativos.
- As criptomoedas-meme são investimentos altamente especulativos, pois dependem exclusivamente da adoção por uma comunidade.
- Os investidores devem limitar a alocação das criptomoedas-meme como Shiba Inu, pois tendem a oscilar de preço com muita força.
- A cotação da Shiba Inu está associada a posts em redes sociais, principalmente de pessoas relevantes e conhecidas no mercado.
- O preço de Shiba Inu é definido pelos próprios compradores e vendedores a cada momento, sem intervenção das corretoras.
Como comprar Shiba Inu?
Shiba Inu (SHIB) é uma criptomoeda, portanto pode ser livremente movimentada entre seus usuários. Para facilitar essa negociação, trazendo mais liquidez e segurança para os envolvidos, foram criadas corretoras de ativos digitais, as exchanges.
Dessa forma, se você quer evitar surpresas desagradáveis e deseja maior liquidez, ou seja, volume de negociação, conte com o MB como parceiro. Atuamos nesse mercado desde 2013, sem nenhum registro de perda de valores ou vazamentos de informações.
O primeiro passo é abrir sua conta no MB, um processo simples e rápido que pode ser feito no smartphone ou computador. Em seguida, para comprar Shiba Inu, basta seguir as instruções abaixo.
- Clique em “Depositar” no site ou aplicativo e efetue uma transferência (TED ou PIX) para a conta bancária do Mercado Bitcoin.
- Após ter seu depósito validado, selecione a criptomoeda “Shiba Inu” na barra lateral esquerda.
- Clique em “Comprar e Vender” e defina que montante deseja comprar de Shiba Inu.
- Por último, clique no botão “Comprar Agora” para confirmar a transação.
Existe corretora de Shiba Inu?
Exchanges são plataformas que intermediam a negociação de ativos digitais entre clientes. Também são chamadas de “corretoras” de criptomoedas, justamente por agregar compradores e vendedores para negociação.
Algumas exchanges de Bitcoin também oferecem a moeda digital Shiba Inu (SHIB) para compra e venda, porém cada empresa é livre para definir quais ativos digitais deseja listar.
Como ganhar Shiba Inu?
Não é possível ganhar Shiba Inu (SHIB) sem trabalho ou investimento, embora existam sites e aplicativos que oferecem recompensas em criptomoedas para pequenas tarefas. Nesse caso, as opções são responder questionários, instalar aplicativos, clicar em anúncios, ou compartilhar links nas redes sociais.
- Ganhar Shiba Inu na internet é pouco rentável, portanto dificilmente será suficiente para garantir uma renda mensal.
- Uma estratégia interessante para ganhar Shiba Inu é oferecer seus serviços em sites de freelance, e no final da operação, comprar SHIB com os rendimentos.
- Promessas de ganho fácil com robôs de arbitragem (bot) costumam acabar se provando golpes, portanto tome muito cuidado.
No MB você começa a investir em Shiba Inu com menos de R$ 10, portanto o risco é muito baixo. Idealmente, recomendamos aos clientes iniciar pequeno, para acompanhar a oscilação e aprender seu funcionamento.
Como guardar Shiba Inu?
Para guardar e movimentar Shiba Inu é necessária uma carteira de criptomoedas (wallet). Caso opte por deixar suas moedas na exchange, você está abrindo mão da soberania, o controle independente dessas movimentações.
Embora existam uma centena de aplicativos e serviços de wallets, seu funcionamento é similar aos bancos digitais. Dessa forma, você encontra seu endereço para receber moedas, consegue consultar saldos, e pode realizar envios sem depender de terceiros.
- A carteira digital administra as senhas de acesso dos endereços eletrônicos que guardam criptomoedas.
- Shiba Inu é uma criptomoeda registrada no blockchain da Ethereum, portanto a carteira deve ser compatível com esta moeda.
- A chave-mestra (seed) de todos os endereços da carteira é composta por 12 ou 24 palavras em inglês.
- Certifique-se de que o endereço de destino pertence à rede Ethereum antes de autorizar qualquer envio.mo um selo de segurança e transparência.
Tipos de carteira de Shiba Inu
São 2 os modelos básicos de carteiras digitais (wallets), o primeiro conhecido como “carteira quente”, conectados diretamente à internet. O segundo, mais seguro, se conecta através de outro dispositivo, seja por cabo USB, QR Code, ou digitando um código.
Além disso, as carteiras de Ethereum, compatíveis com a criptomoeda Shiba Inu, são distribuídas em 4 formatos:
- Mobile / App: dispositivos móveis, aplicativos conectados diretamente à internet.
- Web / Site: sites e serviços onde as senhas (seeds) são usualmente armazenadas na nuvem (cloud), portanto menos seguras.
- PC / Mac: aplicativos para computador, extremamente seguros quando utilizados antivírus e firewall.
- Hardware / Física: dispositivo físico, tipo pen drive com senha, sem acesso direto à internet, portanto as mais seguras.
Como transferir Shiba Inu para uma carteira?
O primeiro passo para transferir Shiba Inu para uma carteira (wallet) é descobrir o endereço de destino, formado por um conjunto longo de letras e números, iniciado por “0x”.
- 1. Em seu aplicativo ou dispositivo de carteira digital, selecione a moeda Shiba Inu e clique em “Receive” para exibir seu endereço eletrônico.
- 2. Acesse sua conta do Mercado Bitcoin; se ainda não fez seu cadastro VIP, aproveite para fazer o envio dos documentos e vídeo-selfie.
- 3. Escolha a moeda Shiba Inu e clique em “enviar”, aceitando a declaração de orientações.

- 4. Cole o endereço da rede Ethereum informado por sua carteira (wallet) no campo de destino, tomando o cuidado para verificar se os dados conferem.
- 5. Informe o valor a ser enviado, e clique em “confirmar envio”. Pronto!
Como fazer staking na Shibaswap?
Staking é o depósito remunerado, uma premiação em moedas digitais, emitida como recompensa por uso de determinados sistemas descentralizados. Shibaswap oferece esse serviço para incentivar o depósito de criptomoedas.
Para efetuar o staking, basta seguir os breves passos:
- Instalar a carteira digital (wallet) compatível com a moeda, no caso da Shiba Inu, como Metamask ou Coinbase wallet.
- Após comprar Shiba Inu na exchange de sua preferência, você deve enviar as moedas para o endereço de recebimento em sua carteira digital.
- Acesse o site shibaswap.com e clique em “connect wallet” para autorizar a conexão com sua carteira digital.
- Selecione “Stake tokens” e em seguida “Bury shib” para informar a quantidade que deseja fazer staking, o depósito remunerado.
- Para finalizar, autorize a transação em sua carteira digital, que irá solicitar o pagamento da taxa de confirmação na rede Ethereum.
Essa ferramenta é útil para investidores que confiam na valorização da Shiba Inu, com foco no longo-prazo. Dessa forma, podem manter a moeda em suas carteiras, e ainda receber a remuneração do staking.
Qual a previsão do Shiba Inu para 2023?
É impossível fazer previsões de preço para o Shiba Inu, pois as criptomoedas-meme apresentam momentos de forte alta, e longos períodos de ajuste. Isso normalmente ocorre quando o foco muda para outro setor, ou o Bitcoin entra em tendência de queda.
- Os posts da conta oficial @Shibtoken no Twitter costumam ter mais de 10.000 likes
- A moeda apresentou alta de 35% em 14 de agosto de 2022, mas também cedeu 47% em 5 dias entre 7 e 12 de maio de 2022.
- Em 21 de junho de 2022, Elon Musk, CEO da SpaceX e da Tesla, afirmou continuar apoiando Dogecoin, causando uma alta de 37% em Shiba Inu.
- Embora exista uma utilidade para a moeda, o volume depositado na Shibaswap é menos de 1% do valor de mercado total de Shiba Inu.
Anúncios de parcerias e declarações de celebridades são celebradas e divulgadas entre os fãs de Shiba Inu, tornando imprevisíveis estimativas de valorização.
Toda criptomoeda-meme faz sucesso?
Não. A maioria das criptomoedas-meme não apresenta volume de negociação expressivo, e outras centenas jamais chegam a ser listadas para negociação nas grandes exchanges. Por exemplo, Tendies (TEND) e Dogelon Mars (ELON) são exemplos de moedas que fracassaram nesta categoria.
- Esses projetos chegaram a apresentar valorizações meteóricas no início de suas vidas, quando são poucos os detentores.
- Quando os grandes detentores vendem a posição, dificilmente a demanda acompanha, levando a uma forte queda nos preços.
- Os únicos vencedores são pré-investidores e fundadores, que tiveram um custo muito baixo para emitir essas criptomoedas-meme.
Mesmo projetos fracassados conseguiram apresentar altas de 5.000% ou mais. Na realidade, essas negociações ocorrem em exchanges descentralizadas, quando o número de investidores ainda é reduzido.
Quais os riscos de investir em Shiba Inu?
Primeiramente, deve-se considerar a alta volatilidade, a forte variação nas cotações. Sendo assim, o investidor deve ter especial atenção ao controle de risco nessa classe de ativos digitais.
- Shiba Inu (SHIB) é um investimento altamente especulativo, pois o uso de caso para a criptomoeda é inexpressivo.
- Os investidores devem alocar somente valores dispostos a arriscar, sabendo que nem sempre a “moda” é duradoura.
- A cotação das criptomoedas-meme está muito associada a posts em redes sociais, principalmente de pessoas relevantes e conhecidas no mercado.
- Embora exista um planejamento e histórico de entrega, não há garantia de que este ecossistema será desenvolvido futuramente.
Shiboshi: a tentativa de ingresso no mercado de NFT
NFT é um ativo digital exclusivo, identificável por seu registro no banco de dados blockchain. Dessa forma, um NFT pode conter um texto, imagem, arquivo de áudio, links, ou qualquer conteúdo digital.
- Cada Shiboshi representa uma imagem digital estilizada de um cachorro da raça Shiba Inu com características diferenciadas: roupas, acessórios e cores.
- O projeto Shiba Inu vendeu 10.000 NFTs da série Shiboshis em novembro de 2021.
- Havia uma promessa de uso de caso real para esses NFTs, que dariam acesso exclusivo a um jogo, porém este nunca foi lançado.
- A coleção está disponível para negociação nos mercados (marketplaces) incluindo OpenSea.
Como se proteger dos golpes na Shiba Inu?
São inúmeros os golpes em torno da criptomoeda Shiba Inu, porém os mais comuns envolvem o phishing, contatos em redes sociais e links que direcionam para sites maliciosos.
- Ao se utilizar de contas e endereços parecidos com os sites oficiais, esses golpistas ganham a confiança dos usuários.
- Esses contatos tentam extrair informações, ou solicitam códigos para resetar as senhas em aplicativos, incluindo carteiras digitais (wallets).
- Evite clicar em links e códigos recebidos por SMS e redes sociais, dando preferência para digitar o endereço no navegador de internet.
- Jamais informe seus tokens de segurança ou códigos recebidos no telefone.
- Na dúvida, faça tudo com calma, e entre em contato com a empresa em questão através do e-mail ou atendimento indicado no site oficial.
Outra falha dos usuários é confiar em intermediários sem presença doméstica para comprar ou vender Shiba Inu. Recomendamos verificar se a corretora está cadastrada junto aos reguladores locais, ou se é dependente de um intermediário terceirizado para pagamento. Confira mais dicas de como se proteger dos golpes.
Mercado Bitcoin é confiável?
O Mercado Bitcoin atua profissionalmente desde 2013, sem nunca ter sofrido ataques ou indisponibilidade de saques para clientes. Somos líderes no volume negociado em Reais (R$), e contamos com mais de 3 milhões de clientes.
- Mantemos a maioria dos ativos de nossos clientes em dispositivos sem conexão com a Internet, as “cold wallets”.
- Adotamos medidas de prevenção e salvaguardas, tornando quase impossível que um único ataque resulte em perda de fundos.
- Contamos com áreas técnicas dedicadas e competentes para o compliance, a prevenção, controles e travas de segurança nas operações.
- Levamos extremamente a sério as informações e valores de nossos clientes, mantendo registros criptografados para evitar vazamento de dados.
Em suma, sim, o Mercado Bitcoin é confiável, e além de nosso histórico de funcionamento contamos com o aporte do banco de investimento japonês SoftBank em julho de 2021.
Agora que você entendeu o que é Shiba Inu e qual a previsão dessa criptomoeda-meme, compre e venda Shiba Inu (SHIB) na maior corretora de ativos digitais da América Latina, o MB.