O que é Nodle? Quais seus diferenciais, funcionalidades, e como comprar NODL — guia completo
Aviso: as informações deste artigo podem estar desatualizadas. Recomendamos verificar a data de publicação.
A Nodle utiliza o poder da conectividade smartphones para criar uma rede descentralizada. Ao conectar milhares de dispositivos móveis, permite encontrar veículos furtados, rastrear encomendas, entre outras aplicações.
Para contribuir com essa rede, tudo que o usuário precisa fazer é instalar o aplicativo Nodle Cash e compartilhar a conexão bluetooth. Pronto, a tecnologia de Internet das Coisas (IoT) faz o resto, se beneficiando da transparência do blockchain.
Quer entender o que é Nodle e como ganhar dinheiro com essa moeda digital? Acompanhe com o MB, a corretora de ativos digitais líder em volume negociado no Brasil.
O que é Nodle?
Nodle é um sistema focado em aplicações utilizando smartphone e geolocalização. O objetivo do projeto é construir uma rede de dados descentralizada, alimentada por dispositivos móveis.
- Vislumbra um futuro onde as máquinas compartilham autonomamente sua conectividade, dados e serviços.
- Busca descentralizar todo o mercado de rastreamento, ficando assim independente dos tradicionais sistemas centralizados.
- A rede Nodle possibilita o processamento de micropagamentos para a Internet das Coisas (IoT).
- Cada aparelho conectado funciona como um ponto do sistema (node) semelhante à estrutura do banco de dados blockchain.
Para fazer parte da rede, basta ter um celular com conexão bluetooth e instalar o aplicativo, sem exigir nenhum dado pessoal, tornando a participação do usuário segura e privada.
Para que serve a moeda digital NODL?
A moeda digital (token) NODL é o meio de pagamento dessa rede interconectada de transmissão de dados. Os usuários recebem recompensas com base na conectividade e disponibilidade, que varia conforme a localização.
- A moeda digital é usada para incentivar o crescimento e manutenção dessa rede de compartilhamento.
- Possui um sistema de governança integrado, no qual todos os detentores de NODL têm voz.
- A própria comunidade pode votar em atualizações de protocolo e ajudar a proteger a rede fazendo stake, a trava de tokens.
- A criptomoeda NODL pode ser usada para pagar por serviços de internet das coisas (IoT) e aplicativos descentralizados parceiros.
Confira no vídeo o que é criptoativo (token) e quais as vantagens dessa tecnologia.
Quanto vale um Nodle (NODL) hoje?
Confira a cotação atualizada da Nodle visitando as últimas negociações em nosso site ou aplicativo. A criptomoeda Nodle (NODL) é um investimento de renda variável, portanto não conta com rentabilidade garantida ou previsibilidade de retornos.
- Seu valor é determinado pelo interesse de compradores e vendedores em cada instante.
- Não é função da empresa Nodle, ou de seus fundadores, trabalhar pela valorização dessa moeda digital.
Quais benefícios trazidos pela Nodle?
Ao contrário do sistema tradicional de rastreamento de Internet das Coisas (IoT), a Nodle oferece uma rede sem controle por determinadas empresas.
- Distribuída: os próprios usuários trazem segurança para a rede descentralizada.
- Rentável: ganhe moedas enquanto localiza e conecta dispositivos ao seu redor.
- Privada: o aplicativo gera receita sem depender de anúncios ou coletar dados do usuário.
- Simples: para participar da rede Nodle é preciso ter apenas um smartphone e rodar o aplicativo.
Como funciona a tecnologia blockchain da Nodle?
O blockchain traz transparência e autonomia para os usuários, que ficam livres para transacionar o ativo digital Nodle (NODL).
- A rede Nodle Chain é construída com a estrutura “Parity Substrate” e seu código-fonte é aberto.
- É uma blockchain paralela (parachain) da Polkadot, usada para liquidar incentivos e contratos.
- Cada aparelho conectado funciona como um ponto do sistema, um nó desta rede de compartilhamento de dados.
“Nodle traz uma solução inovadora, simples e segura, utilizando seu smartphone enquanto faz suas atividades no dia a dia”, comenta Carolina Mello, head de Comunicação da Nodle.
O que é Internet das Coisas (IoT)?
A Internet das Coisas (IoT) possibilita que dispositivos eletrônicos comuns tenham acesso à internet para se comunicar de maneira autônoma. Isso é padrão nas Smart TVs, notebooks e tablets, que atualizam sistemas e interagem com outros dispositivos, porém não é nativo para geladeiras, ar-condicionados, ou automóveis.
Tudo o que fazemos gera algum tipo de dado, e mesmo um sinal de WiFi criptografado deixa rastros. Essa comunicação resulta em um ambiente mais responsivo e intuitivo aos usuários, trazendo mais produtividade, informação, conforto e praticidade.
Baseado no algoritmo criado com o intercruzamento de dados, é possível aprender muito sobre o comportamento humano, e oferecer, de maneira automatizada, sugestões e melhorias no dia-a-dia das pessoas. Tudo isso sem abrir mão da privacidade, em tempo-real, usando os dispositivos eletrônicos.
Como a criptomoeda Nodle (NODL) funciona?
NODL representa uma quantificação da utilidade fornecida entre terminais (nodes) e usuários da rede. Na primeira fase, sua principal utilidade é a conectividade para dispositivos inteligentes.
- Smartphones se tornam um terminal (node) usando sensores para localizar e conectar dispositivos dentro da rede.
- As informações que o smartphone coleta são utilizadas para parcerias pela empresa Nodle.
- Para participar do projeto e receber moedas, é preciso fazer o download do aplicativo “Nodle Cash”, disponível na Apple Store e no Google Play.
- Esse mecanismo conseguirá futuramente executar aplicativos descentralizados construídos sobre a rede.
Quem define o preço do Nodle (NODL)?
As corretoras (exchanges) de ativos digitais, como o MB, apenas fornecem um ambiente mais seguro de negociação. Assim como as demais criptomoedas, não existe preço oficial da NODL, pois cada exchange possui sua própria base de clientes, taxas, e prazos.
Existe uma expectativa de crescimento na demanda por dados de Internet das Coisas (IoT), resultando numa eventual competição pela compra da moeda NODL. No entanto, tudo depende do equilíbrio entre compradores e vendedores a cada momento.
Quem criou a Nodle?
A startup de conectividade Nodle.io, criada em 2017 e fundada por Micha Benoliel e Garret Kinsman, é baseada na Califórnia (EUA).
- A startup captou 1,5 milhão de dólares em rodadas de captação privadas.
- Dentre os investidores da Nodle.io destaca-se a Olymp Capital da Europa.
- Os fundadores possuem experiência prévia em redes mesh de compartilhamento de dados por proximidade.
- O projeto começou na rede blockchain Stellar, mas migrou para a Polkadot pela facilidade de desenvolvimento modular do Substrate.
Nodle é seguro? Entenda seu mecanismo
A infraestrutura da blockchain proporciona segurança e transparência sobre o trabalho desenvolvido pelos terminais. Estão sendo desenvolvidas ferramentas que permitem que qualquer desenvolvedor audite os dados reunidos pelo kit de desenvolvimento Nodle SDK.
A Nodle é regida pelas regulações mais rigorosas, incluindo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Outra vantagem é que nenhum dado pessoal precisa ser informado pelos participantes, tornando impossível identificar quem realizou cada envio para a rede.
Nodle possui limite de emissão? Quantos NODL existem?
A oferta total de tokens NODL é fixada em 21 bilhões. A Nodle.io informa que 2,59 bilhões estavam em circulação em Nov/2022, dos quais 60% ficam com a própria empresa para custear e estimular o desenvolvimento do ecossistema.
Os demais 25% em circulação vão ser liberados ao longo de 4 anos para a equipe do projeto, e outros 11,2% com pré-investidores do projeto para desbloqueio no prazo máximo de 2 anos. Os 3,8% restantes é a remuneração paga até o momento para os usuários da rede.
Como comprar Nodle (NODL)?
A maneira mais prática é através das corretoras de ativos digitais (exchanges), que agregam interessados na compra e venda, intermediando o acerto financeiro e envio das moedas.
O primeiro passo é abrir sua conta no MB, um processo é simples e rápido que pode ser feito por smartphone ou PC.
- Faça uma transferência (TED ou PIX) para a conta bancária do MB; para receber as instruções, basta clicar em “Depositar” no site ou aplicativo.
- Após ter seu depósito validado, selecione a criptomoeda “Nodle (NODL)” na barra lateral esquerda.
- Clique em “Comprar e Vender” e defina qual o valor a ser utilizado na compra.
- Para finalizar, clique no botão “Comprar Agora” e confirme a negociação.
No MB você começa a investir em Nodle com menos de R$ 10, portanto o risco é muito baixo. Dessa forma, você pode começar pequeno, aprender seu funcionamento, e só então ganhar confiança para aumentar o investimento.
Como guardar Nodle (NODL)?
Para guardar e movimentar Nodle (NODL) é necessária uma carteira digital (wallet) capaz de interagir com a Polkadot, onde a blockchain Nodle Chain está registrada.
- Esse aplicativo ou dispositivo se comunica com os demais participantes da rede para consultar saldos e realizar transações.
- Alguns aplicativos e dispositivos armazenam diferentes moedas, porém um endereço da Polkadot não é compatível com Ethereum, e vice-versa.
- Dentre as opções compatíveis estão Polkawallet, Fearless Wallet, e SubWallet.
- Caso opte por deixar suas moedas na exchange, você está abrindo mão da soberania, o controle independente dessas movimentações.
O funcionamento desses aplicativos é similar aos bancos digitais. Dessa forma, você encontra seu endereço para receber moedas, consultar saldos, e realizar envios sem depender de terceiros.
Como funciona o kit de desenvolvimento Nodle SDK?
- A maioria dos SDKs de monetização exibem anúncios, mas também coletam dados do usuário e os compartilham com terceiros.
- A Nodle não monetiza os dados do smartphone. Em vez disso, permite conectividade com dispositivos inteligentes.
- Smart contracts na blockchain expõem de forma transparente quais entidades podem acessar dados de qual dispositivo inteligente.
- O Nodle SDK usa pouquíssima largura de banda, sem impacto visível na experiência do usuário.
Quais os riscos de investir em Nodle?
Além de estar sujeita às oscilações de preços, comum das moedas digitais, possui concorrentes fortes e capitalizados no mercado tradicional, incluindo Apple e Samsung.
- A queda na cotação da criptomoeda NODL reduz o incentivo dos participantes em manter a rede operacional.
- Pressão vendedora do grande número de moedas nas mãos de fundadores e investidores sendo destravadas ao longo do tempo.
- Os sensores de rastreamento oferecidos pelas empresas centralizadas são subsidiados, dificultando a operação de terceiros.
Em resumo, embora o rastreamento usando dados de Internet das Coisas (IoT) seja promissor, não há garantias de que a criptomoeda Nodle (NODL) irá enfrentar um aumento de demanda e consequente alta na cotação.
Vale a pena comprar NODL em 2023?
A Nodle colocou em prática um projeto-piloto com uma companhia francesa de seguros, que pretende localizar os carros com sensores previamente instalados nos veículos.
Os brasileiros que se engajarem na nova ideia da Nodle podem tanto diversificar sua carteira cripto quanto gerar receita tornando-se um terminal (node) na rede.
Quanto mais pessoas ingressarem e se conectarem à rede, mais utilidade será criada, aumentando assim o potencial de valorização do token NODL.
Como ganhar Nodle no MB?
O MB é a primeira exchange da América Latina com um programa “Aprenda e Ganhe”, onde você ganha criptomoedas ao explorar nossos conteúdos.
Isso mesmo, após assistir alguns vídeos e responder corretamente o questionário, você recebe de graça criptomoedas em sua conta.
Para participar do programa é preciso ter uma conta na plataforma do Mercado Bitcoin na modalidade VIP de cadastro.
Aprenda mais sobre Nodle e ganhe R$ 10 em tokens NODL!
Agora que você sabe o que é Nodle, como funciona o compartilhamento de dados na Internet das Coisas (IoT), compre e venda Nodle (NODL) na única grande exchange da América Latina em funcionamento desde 2013 sem indisponibilidade de saques.