O que é Algorand (ALGO)? Vale a pena comprar em 2023?
Aviso: as informações deste artigo podem estar desatualizadas. Recomendamos verificar a data de publicação.
A Algorand é uma plataforma que fornece aplicativos que funcionam independente de entidades centrais, e transações rápidas, com taxas praticamente inexistentes.
Mas o que é Algorand? Primeiramente uma criptomoeda, mas o que realmente chama atenção no projeto é o foco em trazer utilidade para instituições no “mundo real”.
Para entender porque o projeto chama tanta atenção, continue a leitura com o MB, a corretora de ativos digitais líder em volume negociado no Brasil.
O que é uma criptomoeda?
Criptomoedas são ativos digitais que contam com seu próprio banco de dados, o blockchain, para registro das transações e armazenamento de valores.
- Funcionam 24 horas, sem um coordenador central, ou seja, independentes de intermediários, incluindo bancos e governos.
- Servem para transferência entre seus usuários, inclusive para comercializar produtos e serviços.
- Os registros são invioláveis e feitos por códigos, portanto seguros, privados e imunes à censura.
Além disso, criptomoedas só existem virtualmente, nesse banco de dados. Confira no vídeo o que torna essa tecnologia especial:
O que é Algorand (ALGO)?
Algorand é uma rede que fornece alta capacidade de transações com baixo custo. Não obstante, possibilita “conexão”, a interoperabilidade com outras redes.
- Criada em 2017 por Silvio Micali, professor do MIT, com objetivo de ser uma plataforma para uso de empresas.
- A criptomoeda ALGO é a criptomoeda própria da plataforma, com o fornecimento máximo de 1 bilhão de unidades.
- É utilizada para remunerar os validadores e pagar por registros de transações nesse banco de dados compartilhado.
- Sua tecnologia permite que qualquer usuário valide transações; basta ter tokens ALGO “travados” (stake), sem quantia mínima.
A Algorand fornece bases para aplicativos descentralizados, que funcionam de maneira automatizada, sem depender de um controlador central.
O que é Algorand Foundation, e qual sua relação com a criptomoeda?
Algorand Foundation é a empresa responsável pelo desenvolvimento da plataforma. Entre suas funções está a divulgação do projeto e a procura por parcerias institucionais.
- A criptomoeda ALGO pode ser livremente negociada através de uma corretora (exchange), como o MB, ou diretamente entre usuários.
- Não é função da Fundação Algorand trabalhar para a valorização da criptomoeda, e sim melhorias do código-fonte e desenvolvimento do ecossistema.
- O banco de dados e sistema de registro da Algorand é descentralizado, independente de qualquer entidade.
Em outras palavras, não há controle da criptomoeda pela Algorand Foundation, pois a cotação da moeda é definida exclusivamente pelos compradores e vendedores a cada instante.
Para que serve a Algorand e qual seu objetivo?
Além de transações rápidas e baratas, a Algorand permite os smart contracts, contratos digitais programáveis que se executam independente de terceiros.
Por isso, é uma plataforma de aplicativos descentralizados, programas de computador que funcionam de forma autônoma.
- Usualmente o código-fonte desses aplicativos é aberto, disponível para auditoria.
- A rede pode ser utilizada para criar e movimentar ativos digitais, livremente transacionados entre os usuários.
- Os aplicativos mais utilizados são as finanças descentralizadas (DeFi), que replicam as funções de empréstimo, seguros, e trade do mercado tradicional.
Outras aplicações incluem os cripto games (jogos), redes sociais, sites de apostas, entre outros.

Viu o que é Algorand e como seu ecossistema depende dessa criptomoeda para funcionar?
Como funciona a tecnologia da Algorand?
O banco de dados do projeto utiliza o consenso de prova de participação para validar transações. Porém, possui uma variante única, a “prova de participação pura”, onde os usuários com moedas “travadas” (stake) atuam como validadores da rede.
Esse consenso é independente da confiança, tornando a rede inclusiva e amplamente descentralizada.
- Os usuários que fazem o stake são selecionados regularmente, de forma aleatória.
- Em troca do seu trabalho, cada usuário validador recolhe taxas de rede, recompensas pagas em moedas ALGO.
- Ao oferecer chances iguais para todos, evita os riscos de centralização das blockchains competidoras.
Todos interessados têm a chance de ser escolhidos para validar transações, pois não há um número fixo de usuários delegados. Ou seja, aumenta a descentralização da blockchain e garante que o sistema seja seguro.
O gasto energético desse sistema é mínimo, portanto é considerada uma alternativa mais ecológica do que a força computacional usada por algumas criptomoedas para validar transações, como a Ethereum.
Qual a diferença entre Ethereum e Algorand?
Algorand e Ethereum são duas criptomoedas que possibilitam os aplicativos descentralizados. Contudo, apesar de serem concorrentes, possuem diversas diferenças.
Ethereum | Algorand | |
Limite de emissão | Não possui | 10 bilhões de moedas, a serem distribuídas até 2030 |
Idealizador / fundador | Vitalik Buterin; ainda atuante no desenvolvimento da rede | Silvio Micali; abandonou o projeto |
Foco de uso | Qualquer usuário | Instituições |
Valor depositado nos smart contracts (TLV) | US$ 56 bilhões | US$ 0,2 bilhões |
Consenso de rede | Prova de trabalho, a capacidade computacional | Prova de participação pura, a seleção aleatória do depósito de garantia |
Capacidade de processamento | 12 transações por segundo na camada principal | 1.000 transações por segundo |
Taxas de rede | Entre 3 e 50 dólares, dependendo do momento | Praticamente gratuito |
Ficou claro o que é Algorand, e como se diferencia das demais criptomoedas?
Quais os riscos de investir em Algorand?
Criptomoedas são investimentos de renda variável, portanto sem rentabilidade (retorno) garantida. Sendo assim, o investidor precisa estar atento.
- O preço do token ALGO pode variar por diversos fatores, incluindo o desempenho do projeto.
- A Algorand possui concorrentes fortes e capitalizados no mercado tradicional, incluindo as empresas de tecnologia, como Visa e Mastercard.
- Embora a Algorand Foundation não seja controladora da rede, caso abandone o projeto, é provável que ocorra queda na cotação da moeda.
Apesar desses riscos, a estratégia de alocar em diferentes ativos reduz as surpresas negativas de uma possível queda no preço da Algorand.
Vale a pena comprar Algorand (ALGO)?
Sim, sobretudo se acredita no uso das criptomoedas com o “mundo real”. Em 2021 a moeda bateu recorde em negociações, e alcançou o maior preço já registrado após apresentar parcerias importantes.
- El Salvador escolheu a plataforma da Algorand como apoio para desenvolver sua própria infraestrutura de blockchain.
- O projeto fez acordo com a FIFA para se tornar patrocinadora oficial da Copa do Mundo no Catar em 2022.
- Foi a rede escolhida pelas Ilhas Marshall para criar sua moeda nacional digital, que irá circular junto ao dólar estadunidense.
Também é válido reforçar que vale a pena comprar Algorand pela sua descentralização, transações rápidas e a baixo custo. Ficou claro o que é Algorand? Abra sua conta no MB. Sem depósito mínimo, você tem acesso aos mais de 150 ativos digitais disponíveis para negociação em nossa plataforma.