Criptomoedas do metaverso: conheça as 10 mais promissoras
Aviso: as informações deste artigo podem estar desatualizadas. Recomendamos verificar a data de publicação.
O metaverso virou centro de debates, e investimentos, após a gigante de tecnologia Facebook mudar seu foco para refletir o foco total nessa tecnologia, incluindo o próprio nome da empresa.
Essa mudança em outubro de 2021 tornou evidente o apetite do mercado em atingir o público jovem e antenado nos games, criptomoedas, redes sociais, e realidade aumentada.
O metaverso é justamente a sobreposição de todos esses temas, e por isso atraiu a Adidas, Nike, Microsoft, Disney, NBA, Samsung, e Walmart, entre outros. Onde as criptomoedas entram na história? É essa tecnologia que dá valor aos itens digitais criados nessa realidade virtual imersiva.
Quer conhecer as criptomoedas mais promissoras do metaverso? Mergulhe nessa experiência com a exchange que mais inova em listagens de produtos e serviços usando ativos digitais, o MB.
O que é Metaverso?
Metaverso é um espaço virtual, uma tecnologia colaborativa que integra o mundo real usando meios de pagamento digitais. Permite que usuários possam interagir, criar, comprar e vender itens, e até mesmo receber produtos e serviços no meio físico.
- Permite um “mundo virtual” onde é possível construir conteúdo e compartilhar experiências.
- É possível acessar esses universos por computador, videogame, tablets e celulares, sem necessidade de óculos 3D ou equipamento especial.
- Usualmente os usuários são representados por bonecos (avatares).
- Possibilita gerar lucro com itens virtuais, como jogos, terrenos, e itens digitais exclusivos através de tokens colecionáveis NFT.
Seu funcionamento independe de uma única empresa ou grupo controlador, e os participantes têm maior controle sobre seus ativos virtuais. Confira o que é metaverso no vídeo abaixo.
O que são moedas do Metaverso?
As moedas do metaverso são ativos digitais que utilizam smart contracts, os contratos digitais programáveis e autoexecutáveis.
- Servem para comprar e vender terrenos, customizar seu avatar, e até mesmo pagar produtos e serviços no metaverso.
- Também podem ser usados na governança, as votações para decidir o desenvolvimento, taxas e funcionalidades de cada projeto.
- Por ser um criptoativo (token), podem ser livremente transferidas e comercializadas entre os usuários.
Quais são as criptomoedas do metaverso mais promissoras?
Primeiramente, é preciso lembrar que o segmento está em fase inicial de adoção, e muitos dos projetos lançaram apenas uma versão de testes.
Em seguida, tenha em mente que a cotação da criptomoeda não segue necessariamente a utilização de cada plataforma, pois o preço depende exclusivamente dos interessados na compra e venda em cada instante.
Abaixo listamos os 10 projetos mais interessantes, com potencial no aspecto de construção de comunidade e benefício para os usuários.
The Sandbox (SAND): Esse metaverso possui um grande apelo para o público gamer, oferecendo jogos e premiações para usuários que participam das atividades e competições. Esses eventos são patrocinados por parceiros, que incluem Atari, The Walking Dead, Adidas, Gucci, The Rabbids, Snoop Dogg, entre outros.
- Lançado em 2021, é inspirado no Minecraft, com construção de objetos 3D a partir de blocos.
- Possui formato play-to-earn, ou “jogue para ganhar”, onde remunera jogadores com sua moeda própria, SAND.
- O download do metaverso “The Sandbox” está disponível para sistema operacional windows e macOS.
Em 8 de setembro de 2022, a Animoca Brands, desenvolvedora do “The Sandbox”, recebeu 110 milhões de dólares para continuar realizando investimentos e aquisições no setor de Web3 e entretenimento com blockchain.
Decentraland (MANA): Sem dúvidas uma criptomoeda promissora do metaverso, contando com a Samsung como grande parceira. Além de oferecer um ambiente simples para desenvolvedores, permite que usuários comuns criem, personalizem e comercializem seus itens digitais NFT.
- Permite a construção de terrenos, prédios e até mesmo o trabalho em empresas e escritórios virtuais.
- Metaverso em pleno funcionamento, em versões web (navegador) e aplicativo para Windows.
- Oferece uma modalidade de “visitante”, onde não é necessária uma carteira virtual (wallet) para explorar o metaverso.
Decentraland possui dois tokens distintos: MANA, token de governança, dá poder de participação nas decisões do projeto; LAND, NFT que identifica as propriedades exclusivas de cada item dentro desse mundo virtual.
Yield Guild Games (YGG): A moeda do metaverso YGG é um token da organização autônoma descentralizada (DAO), uma startup totalmente controlada pela comunidade.
- Lançado em julho de 2021, o projeto investe em ativos do metaverso, recompensando os detentores do token YGG.
- A principal fonte de receita da organização autônoma é a venda e aluguel dos NFTs.
- Cada usuário pode decidir em qual cooperativa (vault) quer investir para buscar retornos.
Chromia (CHR): Chromia é uma plataforma para desenvolvimento de aplicativos descentralizados, incluindo o metaverso. Dessa maneira, pode atuar como um blockchain independente, ou como camada adicional na rede Ethereum.
O jogo My Neighbor Alice (ALICE), por exemplo, cuja moeda é negociada no MB, foi criado utilizando a tecnologia Chromia.
- Chromia também pode ser utilizado para aplicações financeiras (DeFi).
- Para pagar a hospedagem ou capacidade de processamento na rede, somente é aceito o token CHR.
- Os validadores da rede são obrigados a depositar CHR para garantir sua honestidade, e em troca, recebem uma remuneração (staking).
Enjin Coin (ENJIN): Enjin Coin é voltado para o desenvolvimento de jogos, uma aplicação que permite criar e gerir ativos virtuais no blockchain do Ethereum.
- O token ENJ é utilizado para criar itens em ambientes de jogos eletrônicos, além da negociação em seu ambiente virtual.
- Enjin é um aplicativo descentralizado (DApp) de jogos eletrônicos com NFTs.
- Esta criptomoeda do metaverso escolhida pela Microsoft como parceira para desenvolvimento.
Illuvium (ILV): Illuvium é um jogo de batalhas utilizando blockchain, uma fusão entre exploração de mundo aberto e um de batalha Player vs. Player estilo Pokemon.
- É possível explorar o mundo, batalhar e capturar monstros virtuais em formato NFT para construir a sua própria equipe.
- Operando na modalidade play-to-earn, o jogo possibilita que os usuários ganhem ao participar de ações nesse universo.
- Utiliza a rede Immutable X para oferecer negociação de NFTs com taxas mais baratas e transações instantâneas.
Axie Infinity (AXS): O Axie Infinity é um jogo online inspirado no sucesso Pokémon, onde os participantes podem batalhar, coletar e criar criaturas digitais, os monstrinhos chamados Axis. O token AXS dá direito a voto nas decisões de desenvolvimento, e pode ser usado para aumentar as recompensas no jogo.
- Axie Infinity remunera os vencedores de batalhas usando a moeda virtual Smooth Love Potion (SLP).
- As criaturas virtuais Axie podem ser negociadas na plataforma do jogo, portanto possuem um valor monetário.
- Na prática, os monstrinhos Axies são um NFT, portanto cada um é único, e tem seu próprio valor.
Merit Circle (MC): A Merit Circle é uma organização autônoma descentralizada (DAO), cuja missão criar oportunidades de ganho através de jogos utilizando a tecnologia blockchain.
- Os detentores do token MC podem participar de votações no desenvolvimento e regras de uso do projeto.
- Pode ser usado para staking, o depósito remunerado, e oferece acesso a airdrops exclusivos.
- Através de parcerias, Merit Circle oferece acesso antecipado a jogos.
Radio Caca (RACA): Radio Caca é uma organização descentralizada (DAO), uma plataforma que une finanças descentralizadas (DeFi), NFT, metaverso, e jogos play-to-earn.
- Tem como missão construir um novo mundo virtual com diversas tecnologias para atender todos os públicos.
- Possui diferentes serviços, como o jogo Metamon Island e o metaverso The Universal Metaverse.
- A principal influenciadora e promotora da Radio Caca (RACA) é a mãe de Elon Musk, a Maye Musk.
Adshares (ADS): Adshares é o primeiro blockchain dedicado à tecnologia de anúncios, um protocolo Web3 para espaço de monetização no metaverso. Permitem que os usuários aluguem espaço dentro do metaverso, jogos blockchain, exposições NFT e sites.
- Possibilita que editores e anunciantes façam negócios sem intermediários.
- A ideia do protocolo é fornecer para a comunidade uma rede de governança no estilo DAO.
- Seu sistema de pagamento é totalmente independente e oferece pagamentos de forma instantânea.
Como comprar e vender terrenos no metaverso, na prática?
Terrenos virtuais são registrados utilizando a tecnologia de tokens únicos e identificáveis através de NFTs. Confira como adquirir o seu, na prática, no metaverso Decentraland:
- Acesse o game através do site oficial, decentraland.org.
- Clique em “marketplace”, a plataforma de NFTs.
- Selecione “Start Browsing”, ou procure a área “Parcels and Estates”, e clique em “View All”.
- Clique no pequeno quadrado ao lado de “On sale” para que todos os terrenos à venda sejam apresentados; o valor do item é apresentado na moeda MANA, o token nativo do jogo.
- Após escolher o seu, os detalhes vão aparecer na tela seguinte, incluindo a opção “Buy” para comprar.
Para continuar, basta conectar sua carteira virtual (wallet) com saldo suficiente em tokens MANA e pronto! Lembre-se que é necessário ter moedas ETH para pagar as taxas de rede.
Por que comprar moedas do Metaverso no Mercado Bitcoin?
Somos líderes no volume negociado em reais R$, e você pode começar comprando pequenas quantias dos mais de 200 ativos digitais oferecidos em nossa plataforma.
- Contamos com mais de 3 milhões de clientes, e 9 anos de atuação sem jamais ter sofrido ataques ou indisponibilidade de saques.
- Respeitamos todas as normas locais de operação, internalizando processos para evitar vazamento de dados.
- Adotamos medidas de prevenção e salvaguardas, tornando quase impossível que um único ataque resulte em perda de fundos.
Agora que você conhece as criptomoedas promissoras do metaverso, abra sua conta e venha negociar no MB, a exchange que mais inova em ativos digitais no Brasil.