Ribus: O utility token do mercado imobiliário brasileiro
Aviso: as informações deste artigo podem estar desatualizadas. Recomendamos verificar a data de publicação.
Apesar de sua extrema importância econômica, o mercado imobiliário brasileiro segue carente do uso da tecnologia. Esse problema transparece desde a prospecção de terrenos até a escolha de arquitetos para execução de projetos.
Este é o cenário que o token do mercado imobiliário Ribus (RIB) pretende mudar, organizando a oferta e demanda de produtos e serviços. Confira o que é Ribus e quais os benefícios trazidos por este token do mercado imobiliário.
O que é o token Ribus (RIB)?
O token Ribus (RIB) é um ativo digital que fornece acesso a diversos produtos e serviços voltados ao mercado imobiliário. A empresa de tecnologia Ribus estruturou um projeto onde o token Ribus atua como elo de conexão entre a demanda do usuário e a oferta de produtos e serviços, ou seja, é uma “ficha” de acesso a essa rede.
Como funciona um token de utilidade?
Os tokens de utilidade, ou utility tokens, dão acesso a um produto ou serviço usando o meio digital; são créditos armazenados em bancos de dados públicos. Embora possa ser trocado por dinheiro, a principal função desse ativo é atuar como um crédito digital em determinado ecossistema, uma “ficha” de uso.
O sistema é totalmente auditável, pois todas as transações são realizadas no blockchain, incluindo o smart contract, o contrato de registro do token na rede. Desse modo, é impossível alterar o limite máximo de emissão, censurar ou reverter transações na rede, independente da vontade do emissor.
Por que a Ribus optou por lançar um token?
Cada token possui uma identificação exclusiva, portanto, não pode ser clonado ou falsificado. Além disso, ao contar com um sistema transparente, todos os participantes conseguem acompanhar sem custo o fluxo de transações e o estoque limitado, essencial para o equilíbrio entre oferta e demanda do token Ribus (RIB).
Outro ponto importante é que os utility tokens seguem existindo mesmo em situações onde não há valor monetário, por exemplo, oferecendo acesso a ambientes e serviços exclusivos. Por último, os participantes do ecossistema são livres para criar novas funcionalidades do token, ampliando o potencial de valorização desse ativo digital.
Para que serve o token Ribus (RIB)?
A principal função do token Ribus (RIB) é permitir a interação na plataforma Ribus, centro de seu ecossistema, onde produtos e serviços relacionados ao setor imobiliário são disponibilizados nas diferentes aplicações e marketplaces.
O token é utilizado nas trocas, ofertas e aplicações voltadas ao mercado imobiliário e suas ramificações.
Como ocorre a valorização do token Ribus (RIB)?
Segundo o whitepaper, o descritivo do projeto Ribus, a plataforma Ribus atua como ponte entre o universo digital e as possibilidades do mundo real, de “concreto”. Desse modo, conforme cresce o uso desse token e do próprio ecossistema, a tendência é que a cadeia de valores se amplie, trazendo mais parceiros e novos incentivos para uso.
Conheça o ecossistema Ribus
A plataforma Ribus é o centro de todo o seu ecossistema, porque é através dela que todas as tecnologias, produtos e serviços ofertados serão disponibilizados aos detentores de token Ribus (RIB). Segue abaixo um resumo de algumas das aplicações listadas no site do projeto Ribus em junho de 2023.
Houseus
Houseus é um marketplace do setor de arquitetura e decoração, onde você encontra profissionais, móveis, acessórios e cenários inspiradores para projetos residenciais e comerciais.
Beneficius
Beneficius é um clube de vantagens que proporciona descontos em diversos serviços e produtos, incluindo grandes marcas do mercado brasileiro nos segmentos de comércio eletrônico, educacional, imobiliário, jurídico e de eventos.
Consignatus
A Consignatus surgiu com intuito de auxiliar pessoas que têm interesse em ingressar no mercado de tokens utilitários, atuando na consignação do Ribus (RIB). O revendedor não precisa desembolsar nada, bastando se cadastrar no marketplace.
Retrofitus
A startup Retrofitus investe na reforma de imóveis e ajuda na venda, buscando mais liquidez e valorização. Caso aprovada, a reforma é feita sem preocupação por parte do proprietário. Em seguida, a Retrofitus auxilia na venda do imóvel visando maximizar o retorno do proprietário.
Permutus
A Permutus é uma empresa criada para melhorar a liquidez do mercado imobiliário, permitindo a compra de imóveis através da permuta com tokens Ribus. O projeto também oferece um marketplace de imóveis, aceitando parte do pagamento em token Ribus.
Quais os benefícios trazidos pelo token Ribus (RIB)?
Segundo o material de divulgação da empresa, o token Ribus (RIB) une a segurança dos criptoativos com a solidez do setor imobiliário. Dessa forma, o token visa impulsionar o crescimento deste mercado ao permitir acesso a plataformas e soluções inteligentes em seu ecossistema.
O estudo descritivo do projeto informa que o token Ribus pretende oferecer a seus detentores toda a estrutura necessária para acessar este conjunto de aplicações e explica que as tecnologias utilizadas na construção da plataforma foram direcionadas para segurança, escalabilidade e otimização das necessidades do mercado imobiliário.
Como funciona a tecnologia blockchain do token Ribus?
O criptoativo utilitário (utility token) Ribus optou pelo padrão de mercado, o formato ERC-20, administrado por um smart contract na rede Polygon Network. A infraestrutura dessa rede é pensada para resolver os problemas comuns de aplicações descentralizadas, como a lentidão nas transações e altos custos operacionais.
A Polygon usa uma variedade de tecnologias projetadas para lançar blockchains customizáveis que processam as transações de forma paralela, porém conversam entre si. Para isso, funciona com um sistema de camadas, incluindo as sidechains, blockchains “anexas” à rede Ethereum, com infraestrutura e regras próprias.
Quem criou o token Ribus?
O Ribus (RIB) foi criado em 2021 pela startup brasileira Ribus Tecnologia e seu lançamento foi avaliado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que dispensou o registro de oferta desse token de utilidade.
A empresa Ribus afirma contar com profissionais capacitados e com conhecimento em Web3.0, além de ter estabelecido parcerias sólidas com empresas experientes na incorporação, construção e venda do setor imobiliário.
Ribus é seguro? Entenda seu mecanismo
Do ponto de vista tecnológico, o token de utilidade Ribus (RIB) é bastante seguro. A criptografia e conjuntos de validadores independentes garantem a segurança do sistema.
As regras de emissão do token são auditáveis e nenhuma entidade consegue modificar o registro histórico. No entanto, o token Ribus (RIB) é um investimento de risco como os demais instrumentos de renda variável.
Como comprar Ribus (RIB)?
O ativo digital Ribus (RIB) funciona sem uma entidade central, portanto pode ser negociado livremente entre os usuários. Porém, para comprar RIB de forma segura, recomendamos o uso das corretoras (exchanges) reguladas e devidamente registradas para operação no Brasil.
Se você já abriu sua conta no MB, o processo é simples e rápido:
- Efetue uma transferência (TED ou PIX) para a conta bancária do MB. Para receber as instruções, basta clicar em “Depositar” no site ou aplicativo.
- Após ter seu depósito validado, selecione a criptomoeda “Ribus” na barra lateral esquerda.
- Clique em “Comprar e Vender” e defina qual o valor a ser utilizado na compra.
- Para finalizar, clique no botão “Comprar Agora” e confirme a negociação.
Como guardar Ribus?
Para guardar e movimentar Ribus (RIB) é preciso uma carteira de criptomoedas (wallet) compatível com a rede Polygon. Assim como os aplicativos de banco, você encontra seu endereço para receber moedas, consultar saldos e realizar envios.
Uma carteira digital pode existir de diversas formas, incluindo aplicativos para smartphone, programas para PC, ou dispositivos físicos. Porém, se o usuário preferir, ele pode deixar seus tokens Ribus guardados no MB, embora sem contar com as funcionalidades oferecidas pela empresa emissora em seu ecossistema.
Quais os riscos de investir em Ribus?
Segundo o estudo descritivo do projeto, o Ribus (RIB) não representa um contrato de investimento e tampouco possui ou oferece qualquer direito de resgate. O mesmo documento esclarece que o token Ribus não está atrelado a nenhum bem móvel ou imóvel e não apresenta garantia ou concessão de direito societário em qualquer empresa.
Paralelamente, por se tratar de um setor pouco explorado, existem muitos riscos mercadológicos, incluindo a competição por outras empresas do setor.
Vale a pena comprar Ribus (RIB)? Vai valorizar?
Conforme expressado no whitepaper do projeto, a empresa Ribus pretende, mediante parcerias, fomentar as operações no seu marketplace para maximizar a utilização dos tokens.
Se efetivamente conseguir entregar uma solução que agrade tanto os usuários quanto os provedores de serviços e comerciantes, é possível que esse ecossistema capte uma fatia desse mercado com enorme potencial de penetração.Tudo irá depender da adoção, porém o descritivo do projeto menciona a perspectiva de crescimento e valorização de longo-prazo, além da escassez baseada na recompra e queima (burn) dos tokens.
Abra sua conta e negocie Ribus hoje mesmo.