VinoCoin (VINO): celebrando a união entre vinho e a tecnologia blockchain
Aviso: as informações deste artigo podem estar desatualizadas. Recomendamos verificar a data de publicação.
VinoCoin (VINO) é a criptomoeda do grupo El Vinos, um projeto 100% brasileiro e inovador destinado aos entusiastas de vinhos. Ao oferecer descontos e produtos e serviços exclusivos em seu ecossistema, essa criptomoeda promete estimular o mercado de vinho no Brasil, incluindo sua comunidade.
Esse caminho diferenciado mostra o potencial dos ativos digitais (tokens) de utilidade que representam um “voucher de acesso” seja no mundo virtual ou físico. Outra vantagem, é que o crescimento e uso da criptomoeda VinoCoin pode seguir amparado pela própria comunidade e parceiros desse ecossistema.
Aprenda agora o que é VinoCoin (VINO), qual a vantagem dessa criptomoeda, e como comprar com segurança no Brasil.
O que é o VinoCoin (VINO)?
A VinoCoin é o primeiro token de utilidade (utility) do Brasil focada no universo do vinho, representando uma inovação na combinação do mundo físico com a tecnologia digital. Criado e administrado pela empresa El Vinos, o objetivo da VinoCoin é alavancar o segmento do vinho na era digital, trazendo os benefícios e agilidade que só o universo dos ativos digitais pode proporcionar.

Tela inicial do site VinoCoin em 18/Dez/2023
Com a proposta de tokenizar o vinho, que é seu principal produto, a El Vinos busca criar um ecossistema digital seguro e descentralizado para suas operações. A VinoCoin utiliza a segurança e transparência da tecnologia blockchain para gerenciar registros digitais protegidos por criptografia, oferecendo vantagens e ofertas exclusivas para seus detentores.
Para que serve o VinoCoin?
O ativo digital VinoCoin (VINO) oferece* várias vantagens para seus detentores que podem usufruir destes benefícios em todo o ecossistema, incluindo parceiros:
- descontos especiais de 15% no e-commerce da El Vinos;
- acesso exclusivo a eventos, confrarias e produtos exclusivos;
- produtos disponíveis apenas para compra com tokens VinoCoin;
- facilidade de pagamento em estabelecimentos parceiros;
- funcionalidade de cashback;
- possibilidade de vender o token em corretoras.
Ao adquirir o token VinoCoin, os usuários economizam dinheiro e têm a oportunidade de explorar o mundo do vinho de maneira única e recompensadora, mantendo a flexibilidade para gerenciar seus ativos financeiros.
* Consulte o site e redes sociais oficiais do projeto para verificar a disponibilidade de cada oferta.
Quais os benefícios trazidos pelo VinoCoin (VINO)?
Embora o token de utilidade (utility) VinoCoin possa ser utilizado para outras funções, incluindo pagamento por bens e serviços digitais, seu objetivo primário é servir como meio de troca do ecossistema El Vinos.

Ecossistema VinoCoin, extraído do site do projeto.
- Cada token possui uma identificação exclusiva, portanto, não pode ser clonado ou falsificado.
- Funcionam como créditos virtuais registrados no blockchain, permitindo transferências e comércio sem censura ou intervenção externa.
- Oferece facilidade de identificar sua origem e total em circulação, tornando o sistema mais transparente.
A empresa tem como proposta em seu roadmap oferecer recompensas aos detentores do token através do staking, o depósito remunerado, que passam a participar de sorteios mensais de ingressos para eventos e experiências.
Como funciona a tecnologia blockchain na VinoCoin?
A VinoCoin é um utility token registrada na rede blockchain BSC Chain, utilizando padrão BEP-20. Este modelo permite a integração com aplicações descentralizadas compatíveis com a rede BSC Chain através de contratos inteligentes (smart contracts) de forma eficiente e segura.
Outra vantagem deste modelo é a compatibilidade com a Máquina Virtual Ethereum (EVM), padrão de aplicativos blockchain. No blockchain BSC Chain as transações são armazenadas em blocos que são validados e adicionados à cadeia por um processo de consenso. Isso garante a segurança e a imutabilidade das transações.
A natureza descentralizada desse sistema significa que a VinoCoin não depende de uma entidade central, oferecendo mais controle e autonomia aos seus usuários. Em resumo, nem mesmo a empresa El Vinos consegue reverter ou cancelar transações entre seus usuários, portanto a tecnologia blockchain traz segurança e transparência.
Quem Criou o El Vino e a VinoCoin?
O El Vinos e a VinoCoin foram criados por uma equipe liderada por Alexandre Benites, CEO com experiência em blockchain e criptomoedas. A COO é Gabriely Eleotério, fundadora da El Vinos, com mais de 3 anos de experiência como sommelier. O projeto passou pela aceleradora Web3 Valley, que agregou conhecimento e tecnologia para seu crescimento.
A diretoria da El Vinos inclui também Matheus Puppe, especialista em Compliance e Direito Digital; Patrick Fernandes, CFO com mais de 20 anos de experiência em finanças; e Caio Rutka, CTO, especialista em tecnologias Web3. Esta equipe combina expertise em tecnologia, vinho, finanças e direito, contribuindo para a inovação e sucesso do projeto.
VinoCoin é seguro? Entenda seu mecanismo
A tecnologia de contratos inteligentes (smart contracts) conta com código aberto, portanto qualquer pessoa consegue avaliar as regras de emissão e circulação do VinoCoin. Desse modo, podemos afirmar que sob a ótica do aspecto tecnológico, os contratos BEP-20 oferecem um elevado grau de confiança para o usuário.
No entanto, a segurança de qualquer rede blockchain depende de um grande número de usuários rodando seu software de maneira independente, portanto deve-se analisar com cautela a efetiva descentralização da rede BSC Chain.
De maneira similar, o ecossistema da VinoCoin é muito dependente da empresa El Vinos, algo típico de projetos em início de vida, portanto tal risco deve ser reduzido conforme seu desenvolvimento.
Como funciona a distribuição de moedas da VinoCoin?
A distribuição das moedas da VinoCoin é diversificada para garantir a sustentabilidade e desenvolvimento contínuo do ecossistema El Vinos. O limite máximo de emissão é de 1 milhão de tokens, dos quais 30% foram reservados para liquidez nas corretoras, 10% para pré-venda, 30% para a tesouraria da El Vinos, 20% para airdrops/marketing/cashback, e 10% para a equipe/conselheiros.
Em resumo, é possível juntar tokens VinoCoin através de premiações e sorteios, no cashback nas compras de produtos e serviços da El Vinos, ou comprando diretamente nas corretoras de ativos digitais (exchanges), como o MB. Essa estratégia de distribuição visa incentivar a participação da comunidade e promover o crescimento do projeto.
Como guardar e transferir moedas VinoCoin?
Para guardar e transferir moedas como VinoCoin (VINO) na rede BSC Chain, você precisa de uma carteira digital (wallet) compatível. Segundo buscas na internet, aplicativos como MetaMask ou Trust Wallet são opções populares e fáceis de usar. Primeiro, certifique-se de configurar sua carteira para a rede BSC Chain, assim você pode receber VINO informando seu endereço de carteira.

Tela de seleção de redes blockchain no aplicativo MetaMask.
Para transferir VINO em sua carteira digital, escolha a opção de enviar moedas, digite o endereço para o qual você quer enviar, a quantidade de VINO e confirme a transação. Lembre-se de sempre verificar o endereço de destino com cuidado antes de enviar. Após confirmar, a transferência será realizada na rede BSC Chain, e os VINO aparecerão na carteira de destino após alguns minutos.
Vale a pena comprar VinoCoin? Vai valorizar?
Deve-se ter claro que o valor de negociação da VinoCoin ocorre de maneira independente à vontade do emissor e dos intermediários. As criptomoedas, incluindo tokens de utilidade, são ativos de Renda Variável, portanto sua cotação depende da oferta e demanda do mercado, ou seja, unicamente do interesse de compradores e vendedores a cada instante.
Em linhas gerais, a valorização do VinoCoin (VINO) deverá ser pautada no crescimento do ecossistema de vinhos, que inclui um aumento nas ofertas e benefícios para o detentor do token. Por exemplo, estão planejados a criação de rótulos próprios, importação de vinhos exclusivos, melhorias tecnológicas, cashback no e-commerce, entre outros.
Quanto vale a VinoCoin (VINO) hoje?
Confira a cotação atualizada da VinoCoin na exchange com maior volume em Reais e número de usuários no Brasil, o Mercado Bitcoin (MB). Na página “últimas negociações” você encontra a cotação atualizada do token de utilidade VINO e de outros 200 ativos digitais.
Como comprar VinoCoin (VINO)?
VinoCoin (VINO) é uma criptomoeda, portanto os usuários têm a liberdade de negociar livremente e transacionar de forma direta. Entretanto, para agregar ofertas e garantir assegurar que ambas as partes envolvidas recebam o valor acordado, é recomendável utilizar uma exchange devidamente registrada para intermediar ativos digitais no Brasil, como o Mercado Bitcoin (MB).
Se você já abriu sua conta no MB, comprar VinoCoin é simples e rápido:
- Efetue uma transferência (TED ou PIX) para a conta bancária do MB. Você irá receber as instruções ao clicar em “Depositar” no site ou aplicativo.
- Após ter seu depósito validado, selecione a criptomoeda “VinoCoin” na barra lateral esquerda.
- Clique em “Comprar e Vender” e defina qual o valor a ser utilizado na transação.
- Para concluir a transação, clique no botão “Comprar Agora” e siga as instruções para confirmar a compra.
Viu como esse token de utilidade incentiva o mercado nacional de vinhos através do crescimento da comunidade e benefícios reais para seus detentores? Aproveite para comprar VinoCoin (VINO) no MB.